Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestigiou na noite dessa segunda-feira, 15, a solenidade de abertura da Assembleia Ordinária da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas.

A Assembleia Geral Ordinária é um fórum no qual temas relacionados à integração, fronteiras, educação, meio ambiente, tributação, bacias hidrográficas, geopolítica e outros assuntos pertinentes são discutidos. Durante a programação da Assembleia Ordinária, que se realiza nesta terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, haverá a eleição para a escolha da nova diretoria, que ocorre a cada dois anos.

Laurez ressaltou a importância da integração dos países. “É muito significativo vermos aqui representantes da Argentina, do Chile, Uruguai, Paraguai, tratando de assuntos de interesse das nossas regiões. É muito importante que tenhamos essa preocupação da integração dos países, e hoje o mundo inteiro faz isso, principalmente para o fortalecimento da nossa economia. É importante que o parlamento encontre os seus pares de diferentes países e discuta as suas experiências. Eu acredito muito no potencial da América do Sul, sei do tamanho da nossa representatividade para o mundo. Tenho certeza que essas discussões e boas parcerias irão cada vez mais nos fortalecer”, assegurou.

O presidente da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul, senador da Província de Buenos Aires, Alejandro Cellillo, destacou estar honrado de participar do evento enquanto presidente da UPM e de representar o seu país, iniciando uma jornada de trabalho de tratamento de temas que são os eixos e o espírito da instituição, reforçando o desejo de seguir juntos trabalhando.

“O Tocantins é desse jeito, quente, mas com todo esse calor, o transformamos em sentimento e amor para recebê-los de braços abertos. Me encanta muito ser o anfitrião de vocês, juntamente com a nossa Casa Legislativa, sob o comando e a tutela do nosso presidente, o deputado Amélio Cayres”, declarou o vice-presidente da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul, deputado estadual do Tocantins, Valdemar Junior.

O presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, enfatizou suas expectativas para o evento. “Que nesses três dias em que aqui estão, tenhamos bons proveitos, que possamos extrair daqui bons frutos de uma discussão de temas importantes. Que possamos, com essa integração de países irmãos, trabalhar em prol da nossa sociedade”.

A abertura do evento contou com uma palestra ministrada pelo secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, que abordou o tema: Tributação no Mercosul – Assimetrias Econômicas.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação do artista regional Dorivã Passarim do Jalapão. 

O evento contou com a presença de autoridades políticas brasileiras e estrangeiras, e de deputados estaduais de estados brasileiros e de países da América Latina e Mercosul.