Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Bruno Maia

Foto: Bruno Maia

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestigiou o 5º Encontro Estadual da Indústria promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), na noite dessa quinta-feira, 25, em celebração ao Dia da Indústria. O ponto principal da noite foi a palestra Perspectivas para o Brasil ministrada pelo economista Ricardo Amorim.

Laurez pontuou a importância do setor para o desenvolvimento do Estado. “Fico muito feliz quando vejo as pessoas que muito se preocupam com a indústria do nosso Estado se reúnem, principalmente no Dia da Indústria, porque nós sabemos da importância que tem esse setor para o desenvolvimento. A indústria tem uma capacidade muito grande de empregar e de desenvolver. Sou um admirador do potencial do Tocantins, são poucas as regiões do mundo que têm o que nós temos, muito alimento, muitos minérios, são duas áreas que vem crescendo e a gente vê que a condição de crescer é muito maior”, ressaltou.

O presidente da Federação das Indústrias do Tocantins, Roberto Pires, destacou o compromisso da Fieto com o desenvolvimento do Tocantins. “Como representante da indústria deste Estado de tamanha riqueza posso afirmar categoricamente que esse segmento tem vontade, competência, e força de trabalho para seguir defendendo políticas públicas que voltem a nos dar fôlego para continuar investindo no local em que escolhemos para viver”, assegurou.

O palestrante da noite, o economista Ricardo Amorim, abordou um panorama da economia brasileira e dentre as suas considerações destacou o potencial de crescimento do Tocantins. “Hoje é um dia importante, Dia da Indústria, o que eu tento mostrar é: em primeiro lugar, todo mundo sabe que o Brasil tem um monte de desafios, e tudo o que tem no Brasil também é Tocantins. Tem muita coisa positiva que as pessoas não estão olhando, o Brasil é o país mais avançado hoje no mundo inteiro no combate à inflação e provavelmente será o primeiro a começar a cortar juros, expandir crédito e pisar no acelerador da economia; por conta da guerra na Ucrânia, das tensões entre China e Taiwan, o mundo está sem opções de grandes mercados emergentes para investir, sobra um, grande mercado emergente, com risco geopolítico baixo, o Brasil, e a consequência é que já desde o ano passado o Brasil está recebendo um monte de investimentos estrangeiros e vai continuar. Agora vamos trazer para a indústria e para o Tocantins. A indústria brasileira nas últimas décadas passou por várias dificuldades, sofremos um processo de desindustrialização, uma redução no tamanho da indústria na economia brasileira e por uma série de razões, acredito que a gente verá a reviravolta desse processo. E por fim, o Tocantins, eu brinco que o Tocantins é meio que a China brasileira, é um lugar que está numa expansão muito mais rápida que o resto do país, vem crescendo de forma sustentável, e tem tudo para continuar”, afirmou.

Laurez Moreira concluiu sua fala afirmando a importância do alinhamento entre a Federação das Indústrias e o Governo do Tocantins. “Parabéns a todos desse setor tão importante, parabenizo o presidente da Fieto, Roberto Pires, por esse grande evento, que demonstrou que a indústria do Tocantins se fortalece a cada dia mais e que está preparada para um maior crescimento, para que o nosso Estado seja exemplo para o resto do Brasil. Deixo o meu abraço e o do governador Wanderlei Barbosa e ressalto que é importante que o Governo esteja afinado, principalmente com a Fieto, para que a gente possa acelerar o processo de industrialização”, finalizou o Vice-governador.

Participaram do evento a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan; a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente; o deputado federal Carlos Gaguim; os deputados estaduais Eduardo Fortes, Eduardo Mantoan e Júnior Geo; o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues; outras autoridades; empresários e representantes de instituições.