Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins, por meio de ações deflagradas pela 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher (3ª DEAM - Araguaína), deflagrou durante esta semana uma operação de combate à criminalidade e já efetuou as prisões de três homens investigados pelo crime de violência doméstica.

A delegada Sarah Lilian informou que a primeira prisão ocorreu na última segunda-feira, 29, quando as equipes da unidade especializada efetuaram a captura de um homem de 34 anos, que estava reiteradamente descumprindo medidas protetivas, voltando a se aproximar e ameaçar sua ex-companheira e, por isso, teve a prisão decretada pela Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e familiar contra a Mulher de Araguaína.

Segunda prisão

Já nesta quinta-feira, após investigações, os agentes da 3ª DEAM deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva, em desfavor de um homem de 35 anos, que violou seguidamente medidas protetivas, se aproximou de sua ex-esposa e não contente, a agrediu violentamente em várias ocasiões, deixando-lhe graves lesões, sendo que a vítima precisou ser hospitalizada devido a gravidade dos ferimentos.

“A prisão desse segundo indivíduo foi de extrema importância, no sentido de garantir a integridade física e garantir a própria vida da vítima, uma vez que ela vinha sendo perseguida, ameaçada e espancada com muita frequência, resultando inclusive em ferimentos graves”, explicou a delegada.

Terceira Prisão

Ainda na manhã desta quinta-feira, as equipes da 3ª DEAM deram cumprimento a mais um mandado de prisão, desta vez em desfavor de um homem de 42 anos, que, inclusive, já havia sido preso pelo crime de violência doméstica, quando lesionou gravemente sua ex-companheira. “Logo após sair da prisão, o indivíduo voltou a ameaçar e perseguir a vítima, em todos os locais que ela costuma frequentar. Mesmo a mulher tendo registrado quatro boletins de ocorrência contra o agressor, ele não parava com as ameaças e, por isso, teve sua prisão preventiva decretada pela Vara de Combate a Violência Doméstica e Familiar de Araguaína, sendo capturado na manhã de hoje”, disse a autoridade policial.

Todos os indivíduos presos foram conduzidos à 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Araguaína e após a realização dos procedimentos legais cabíveis, encaminhados à Unidade Penal Regional local, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Para a delegada Sarah Lilian as prisões são muito importantes pois visam assegurar a integridade física e psicológica das vítimas e garantir a aplicação da lei. “A Polícia Civil do Tocantins visa fazer com que os índices de violência doméstica sejam reduzidos drasticamente e, nesse sentido, a 3ª DEAM de Araguaína tem intensificado as ações para identificar os agressores e efetuar as prisões dos mesmos”, ressaltou a delegada.

A delegada regional Ana Maria Varjal enfatiza que as ações da 3ª DEAM estão sendo intensificadas e mais prisões podem ocorrer nos próximos dias. “A Polícia Civil do Tocantins está comprometida com o combate a toda e qualquer forma de violência contra a mulher e, para isso, os investigadores da PC-TO tem envidado todos os esforços para que as mulheres de Araguaína e do Tocantins possam viver suas vidas com paz, segurança e livres de agressões e violências”, disse.