Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença do governador em Exercício, Laurez Moreira, ocorreu nessa sexta-feira, 2, a 3ª Consulta Pública com representantes de Colinas do Tocantins e municípios da região para dialogar com a sociedade sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024 - 2027.

O diálogo coordenado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) reuniu também órgãos do Governo que colaboram com representantes, esclarecendo dúvidas e orientando sobre os desafios de cada eixo temático trabalhado. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), um dos participantes, atua no eixo temático Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda, com 45 desafios propostos para serem debatidos, votados e defendidos na plenária principal.

No total são sete órgãos do governo atuantes nas consultaspúblicas, sendo eles: Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Invocação; e Infraestrutura Econômica e Urbana.

Nas definições, o secretário de Agricultura de Itaporã, e também representante da Associação de Produtores Rurais do município, Claudson Ferreira de Andrade, participou do Eixo Desenvolvimento Produtivo e defendeu a ampliação de ações e políticas públicas de Assistência técnica e extensão Rural para a região, e falou da importância desta ação estar entre as prioridades no planejamento do governo. “Para o nosso município essa é a prioridade, ainda não temos uma unidade local do Ruraltins, e o produtor precisa muito, precisa de pessoas capacitadas para orientar, acompanhar esse produtor a produzir, instalar uma agroindústria, e assim dar condições e oportunidade de desenvolver”, defendeu.

O PPA é um planejamento que apontará fontes de recursos, indicadores e metas para cada área de atuação do Governo do Tocantins para os próximos quatro anos. Em Colinas, a “prioridade das prioridades” foi voltada para o eixo da Saúde, ficando a educação em seguida.

Para o presidente do Ruraltins e também cidadão de Colinas, Washington Ayres, a consulta pública foi um sucesso, e a oportunidade de a população participar do processo de construção do plano de ação da gestão do governo Wanderlei Barbosa. “Entre vários assuntos debatidos dentro dos eixos temáticos se sobressaiu a questão da saúde, o que de fato é uma necessidade a estadualização do hospital de Colinas, e também a valorização dos profissionais a educação, mas houve também uma discussão interessante sobre a assistência técnica para agricultura familiar, dentro do Eixo Desenvolvimento Produtivo, o que nos evidencia a necessidade de o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, intensificar e investir no trabalho de assistência técnica ao homem e a mulher do campo, principalmente na produção de alimentos, que vai garantir o abastecimento de colinas e região”, completou.

As consultas do PPA vão ocorrer ainda em mais sete regiões até o final do mês de agosto para definição dessas metas.

Municípios

Nessa consulta pública tiveram oportunidade de avaliar e votar as propostas prioritárias para sua região os representantes dos municípios de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy, Palmeirante, Pau D'Arco, Tupiratins e própria cidade de Colinas.