Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Larissa Cerqueira

Foto: Larissa Cerqueira

Plásticos, vidros, metais, óleo de fritura e papéis foram os resíduos destacados na palestra dessa terça-feira, 6, como alvos do Programa de Coleta Seletiva, que será implantado a partir do mês de julho pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A palestra foi ministrada pelo colaborador da empresa CicloPlus, Frazão Araújo, responsável pela implantação da coleta seletiva no Instituto.

A iniciativa é alusiva à Semana do Meio Ambiente e reuniu no auditório do Naturatins, em Palmas, cerca de 60 servidores e colaboradores responsáveis pela manutenção predial. O evento teve como foco orientar sobre os procedimentos da coleta, além de despertar a reflexão sobre a importância da gestão correta de materiais recicláveis.

A ação é uma realização do Ecotime, equipe responsável pela implementação da Agenda Ambiental do Naturatins (A2N), em consonância com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). 

Na abertura da palestra, o presidente do Naturatins, Renato Jayme, destacou a satisfação em contribuir e incentivar essa ação que traz reflexos significativos para o meio ambiente. “Enquanto responsáveis pela execução da política ambiental do Estado, temos que ser o exemplo.  Iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento da conservação e preservação ambiental. Temos uma equipe preparada e engajada com a missão da instituição e acredito que o resultado será significativo”, ressaltou.

Durante a palestra, a integrante do Ecotime, Denise Loureiro, apresentou o Programa de Coleta Seletiva, que será implantado na autarquia. “Nosso objetivo é que vocês tenham conhecimento desse trabalho que estamos tentando desenvolver há 20 anos. Após várias ações desenvolvidas ao longo desse período, iremos finalmente, implantar esse programa, com o apoio da gestão do órgão ambiental”, informou.  

A palestra

O palestrante da empresa CicloPlus, Frazão Araújo, chamou a atenção para quantidade de lixo produzido na Capital e destacou a responsabilidade de cada indivíduo da sociedade na adoção de boas práticas para o descarte correto dos resíduos.

“Palmas produz mais de 340 toneladas de lixo por dia. Precisamos adotar medidas para fazermos uma gestão correta desses resíduos. Temos inciativas na cidade, como cooperativas, associações de catadores, como alternativa sustentável de reciclagem, mas a conscientização de fazer o descarte correto tem que partir de cada um de nós”, destacou.

O processo de implantação do Programa de Coleta Seletiva será acompanhado, segundo Frazão Araújo, pela empresa CicloPlus. Ele explicou que será instalado um coletor de cerca de 3 mil litros, para que todo resíduo produzido, como plásticos, vidros, metais e papéis, seja depositado em seu interior. Além disso, será adaptado no restaurante da instituição um coletor de óleo de fritura.

“Nós daremos todo o suporte necessário, como treinamento, ações de incentivo à realização de coleta com objetivo. Além disso, seremos responsáveis por coletar e destinar, semanalmente, esses materiais às cooperativas e associações de catadores”, esclareceu.

Para a separação dos materiais, de acordo com Araújo, servidores devem esvaziá-los, nos casos de recipientes, sem necessidade de lavar - uma vez que as indústrias dispõem de tecnologias para higienizá-los - e, em seguida depositá-los no coletor. Já o óleo deve ser acondicionado em recipiente plástico. Ele ressaltou, ainda, que os resíduos também podem ser trazidos de casa.

Gerente de monitoramento ambiental do Naturatins, Renato Pires, pontuou que já faz a separação dos materiais em sua casa. Ter um coletor instalado na instituição, entretanto, torna o trabalho mais eficaz. “Embora, pratiquemos a separação em casa, com descarte nas lixeiras coloridas, percebemos que esses resíduos são transportados para o aterro sanitário. Com o coletor instalado aqui no Instituto, vamos assegurar para que seja dada a destinação correta”, ressaltou.

Ecotime

O Ecotime foi nomeado pela Portaria Naturatins 42/2022 e é responsável pela implementação de atividades que estão alinhadas com a A2N - Agenda Ambiental do Naturatins, em conformidade com o Termo de Adesão MMA – A3P/2021, firmado em conjunto com a autarquia e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A adesão dos servidores para integrar o Ecotime é voluntária e envolve todos os setores do Instituto.