Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

Os produtores rurais atenderam ao chamado do Governo do Tocantins na campanha de declaração das informações pecuárias com 92,90% das propriedades declaradas, das 72.214 registradas com explorações pecuárias (agrupamento de uma ou mais espécies de animais dentro de uma propriedade). A campanha ocorreu entre os dias 1º e 31 de maio com prorrogação do prazo para 16 de junho. O sistema da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem cadastrados 62.011 produtores rurais.

Pela primeira vez o Estado ultrapassou 11 milhões de bovídeos. Os dados demonstram que foram declarados: 11,2 milhões de bovinos; 6.291 búfalos; 193.377 equinos; 161.661 asininos; 33.089 muares; 3.659 suínos; caprinos 10.041 e 91.827 ovinos.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, explicou que com a suspensão da vacinação contra febre aftosa a responsabilidade de toda cadeia produtiva aumentou em relação ao fortalecimento da vigilância dos rebanhos para garantir a sanidade dos animais. “O cadastro atualizado de bovinos e de outras espécies dá mais segurança no monitoramento dos animais, principalmente em caso de emergência sanitária”, explica.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que a suspensão da vacinação antiaftosa foi uma grande conquista histórica e um grande avanço na agropecuária, além disso, que a declaração é primordial para o Tocantins continuar evoluindo no status sanitário. “O resultado da campanha foi excelente e comprovou que todos estão conscientes da sua responsabilidade”, ressalta.

O produtor que deixou de declarar será multado em R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha cadastral bloqueada até regularização. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) também ficará impedida até a atualização cadastral.

Mais informações, o produtor rural poderá procurar o escritório mais próximo da Adapec ou ligar 0800 063 11 22.