Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cristiano Viana

Foto: Cristiano Viana

Integrantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura e Embrapa iniciaram, nessa terça-feira, 27, a organização de um evento voltado para o setor, que será no segundo semestre deste ano, realizado em Palmas-TO. Questões como a sustentabilidade da aquicultura e a redução dos gases causadores das mudanças climáticas estarão no centro das discussões.

Um dos objetivos do evento é melhorar o entendimento sobre o sequestro de carbono na aquicultura e estimular a criação de pesquisas e tecnologias com foco no uso racional dos recursos naturais e na produção sustentável. Para isso, os organizadores preveem a realização de palestras, mesas redondas e apresentação de casos de sucesso.

A secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida acredita que a união dos órgãos em prol da realização do evento demonstra que os Governos Federal e Estadual estão totalmente alinhados quanto aos temas que serão debatidos. “Promover o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins e do Brasil é prioridade, mas devemos mitigar os impactos ambientais da atividade econômica. Afinal, para continuar produzindo precisamos de clima adequado, água e de todos os recursos naturais em equilíbrio”, ponderou a gestora.

De acordo com o diretor do departamento de desenvolvimento e inovação da Secretaria Nacional de Aquicultura (do MPA), Maurício Nogueira da Cruz, existem muitas dúvidas e lacunas sobre a comercialização dos créditos de carbono. “O Tocantins já está avançando nesta questão e é um estado promissor na aquicultura, em termos de produção e na parte ambiental. Por isso, nada melhor do que fazer esse evento no Tocantins”, explicou o diretor.