Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

 Foto: Pedro França/Senado 

Confira a seguir notas de pesar, na íntegra, pelo falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos:

O Tocantins perdeu hoje um de seus maiores líderes políticos. O ex-governador, José Wilson Siqueira Campos faleceu nesta terça-feira, 4, em Palmas. Neste momento de dor e luto, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestou sua última homenagem ao amigo e companheiro de lutas.

“Siqueira Campos deixa um legado inestimável não só para o Tocantins, este estado que ele lutou tanto para a sua criação, mas para todo o Brasil. Sua trajetória política traz incansáveis lutas em prol da construção de um estado melhor. A minha eterna gratidão a esse homem que iniciou a história do nosso Tocantins e quis vê-lo prosperar como de fato prosperou. É este o desejo que temos que manter vivo em nossos corações. E devemos ainda lutar para que esta prosperidade tão sonhada seja, efetivamente, alcançada e espargida a todos que vivem nesta terra”, declarou o vice-governador, Laurez Moreira.

Conhecido como um dos criadores do Tocantins, o ex-governador Siqueira Campos dedicou sua vida à causa pública. Para Laurez Moreira a partida do ex-governador deixa uma grande lacuna na política tocantinense. Pois, segundo ele, "Siqueira Campos foi um líder visionário. Sua dedicação, determinação e paixão pelo nosso estado inspiraram muitos tocantinenses a se engajarem na construção de um futuro melhor", frisou.

Por fim, o vice-governador, Laurez Moreira, expressou sua solidariedade aos familiares e amigos de Siqueira Campos. "Com grande pesar lamentamos a morte do nosso querido ex-governador. Perdemos um grande líder e um amigo. Sua trajetória de vida nos ensinou muito sobre dedicação, determinação e amor pelo nosso estado. Mesmo com sua partida, seu legado permanecerá vivo em nossos corações, nos inspirando a seguir em frente e a lutar pelos ideais que ele tanto defendeu. Peço ao nosso Bom Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos. A história de vida do ex-governador permanecerá viva em nossos corações. Agradecemos por todos os valorosos ensinamentos e por tudo que fez pelo nosso Tocantins. O nosso fraternal abraço ao ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, irmãos e demais familiares”, finalizou.

Breve história

Natural de Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos, popularmente conhecido como Siqueira Campos, nasceu em 1º de agosto de 1928. Filho do mestre Pacífico Siqueira Campos - que tinha a profissão de seleiro e sapateiro - e de dona Regina Siqueira Campos. Veio para o norte goiano em 1960. Em Colinas, se elegeu vereador em 1965. Em 1971 se elegeu deputado federal, quando então representou o Tocantins na luta separatista. Chegou a fazer 98 horas de greve de fome, em Brasília.

Foi eleito governador do Tocantins, pela primeira vez, com 60 anos. Governou o estado por quatro mandatos. Seu último cargo político foi de senador da República.

Outra luta importante, foi a criação de Palmas, capital do estado. A última capital planejada do Brasil, fundada em 1989, hoje com mais de 330 mil habitantes.

Siqueira Campos, além de político, foi agricultor, pecuarista e empresário.

 Laurez Moreira

Vice-governador do Tocantins 

 Ex-governador Siqueira Campos sendo agraciado com a Comenda Bernardo Sayão, pelo então prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. (Foto: Marcos Veloso/Governo do Tocantins)

--------------------------------------------------------------------------------

Governador Wanderlei decreta 7 dias de luto e diz que Siqueira Campos marcará para sempre o Tocantins

Prefeita Cinthia diz lamentar muito a partida de Siqueira Campos: "foi um farol na minha jornada de vida"

--------------------------------------------------------------------------------

A Câmara de Palmas lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira (4) aos 94 anos. Em nome de seu presidente, vereador Folha, e de todos os seus parlamentares, esta Casa de Leis expressa seu mais sincero sentimento de solidariedade e condolências à família, amigos e admiradores de nosso eterno governador.

Siqueira Campos deixa um legado inestimável para o povo tocantinense. Como lembra o presidente Folha, a sua luta pela criação do Tocantins deu oportunidade para que muitos jovens buscassem um futuro melhor no mais novo estado do Brasil. “Hoje é um dia de grande tristeza para todos nós. Siqueira Campos lutou muito pelo Tocantins, estado que se desenvolveu de forma promissora, dando oportunidades para que jovens como eu pudessem contribuir com a gestão pública. A sua atuação merece os nossos aplausos e reconhecimento”, enfatizou o presidente.

Como agricultor, pecuarista e empresário, Siqueira Campos iniciou sua carreira política como vereador e conquistou cinco mandatos como deputado federal por Goiás. Um marco em sua trajetória como parlamentar ocorreu durante a Constituinte de 1988, quando protagonizou uma greve de fome, visando sensibilizar seus pares pelo desmembramento do então Norte de Goiás. Obtendo sucesso em seu objetivo, ele deixou a Câmara Federal para assumir o cargo de primeiro governador do Tocantins em 1° de janeiro de 1989.

Desde então, Siqueira Campos ocupou o cargo de governador do Tocantins em diferentes momentos, vindo ainda a ocupar uma vaga como senador suplente em 2019. No entanto, foi a sua determinação para a criação de Palmas em 20 de maio de 1989 que possibilitou a existência da Câmara Municipal e permitiu que esta Casa escrevesse sua própria história.

Neste momento de luto e despedida, deixamos registrado o nosso reconhecimento e gratidão pelo legado deixado por Siqueira Campos.

Que Deus conforte os corações de toda a sua família e amigos.

Vereador Folha

Presidente da Câmara Municipal de Palmas

------------------------------------------------------------------------------------------------

É com grande pesar que lamentamos a perda do ex-governador Siqueira Campos, figura central na luta separatista que resultou na criação do Estado do Tocantins. 

Visionário e determinado, Siqueira foi fundamental também na implantação e consolidação do mais novo Estado da Federação.

Seu legado é inestimável. Como líder, ele sempre colocou os interesses coletivos acima de tudo, priorizando o desenvolvimento do Tocantins e lutando por melhores condições de vida para os tocantinenses. 

Sua visão estratégica e sua dedicação incansável foram responsáveis por impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento social do antigo norte goiano, hoje Tocantins.

Siqueira Campos não apenas deixou sua marca na política, mas também na vida das pessoas. Sua abnegação, integridade e comprometimento servem de exemplo para todos que desejam fazer a diferença em suas comunidades.

Sem dúvidas, seu legado será lembrado e continuará a inspirar as gerações futuras a agirem com valores morais e no melhor interesse de seu povo.

Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossos sinceros pêsames aos familiares, amigos e à população tocantinense, que perdeu um grande líder e defensor. Que Deus traga conforto e paz a todos.

Que o ex-governador Siqueira Campos descanse em paz, tendo cumprido sua missão com honra, deixando um legado de luta e realizações.

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

Amélio Cayres - Presidente

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje o Tocantins entregou à história um de seus filhos mais ilustres! Siqueira Campos despediu-se desse plano terreno depois de uma longa batalha contra um câncer.

Siqueira foi um homem visionário e determinado, além de um grande estadista. No que pese sua contribuição para a consolidação do Estado ele será lembrado principalmente como a figura central da luta pela separação do Tocantins do então norte de Goiás.

Ao lado de muitos líderes, e do povo, ele atuou para que o Estado do Tocantins se tornasse uma realidade. Mas é preciso reconhecer que Palmas é a personificação dessa história.

De uma fazenda, Siqueira sonhou, idealizou e tornou realidade uma das cidades que mais se desenvolve e chama a atenção do Brasil, acolhendo aqui brasileiros de todos os lugares e tornado-os legítimos tocantinenses.

Por isso e por tanto, ao receber esta notícia de pesar, foi natural lembrar de que convivi com Siqueira Campos em muitas lutas, algumas vezes na mesma trincheira e outras vezes em lados opostos.

De nossos encontros mais emblemáticos está o do sobrevôo da região onde Palmas seria construída. A Capital do Tocantins, cidade que anos mais tarde tive a honra de administrar por oito anos.

Nesta hora de despedida, dirijo uma prece a Deus pedindo que lhe reserve um lugar de descanso e que conforte os corações dos incontáveis tocantinenses que lamentam sua partida.

Raul Filho

Ex-prefeito de Palmas

Ex-deputado constituinte

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeita Suelene Lustosa diz que sempre será grata ao aterno governador Siqueira Campos 

-------------------------------------------------------------------------------------------------

É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador e ilustre líder político, Siqueira Campos, que deixou uma marca indelével no Estado do Tocantins. Sua partida deixa um vazio imensurável na política brasileira e nas vidas daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua dedicação e compromisso inabaláveis com o Tocantins, desde o então norte-goiano, e toda sua gente.

Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins em 1988, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a região, trazendo oportunidades para seus moradores e tantos brasileiros que para cá vieram em busca de oportunidade. Seu pioneirismo e seu empenho incansável, às vezes incompreendido pela tenacidade e determinação, deixaram um legado duradouro para as futuras gerações.

Além de suas realizações políticas, Siqueira Campos será lembrado por sua liderança carismática, sua habilidade em unir pessoas e sua paixão inabalável pelo bem-estar de seu povo. Ele sempre foi um defensor incansável dos direitos e interesses do Tocantins e lutou para garantir um futuro próspero e promissor para todos. Além do Tocantins, uma luta que foi por outros líderes também compartilhada, a criação de Palmas emprestou a sua marca mais relevante, cidade planejada e moderna que, para além de cartão postal do nosso Estado, serviu para unir todas aquelas cidades que reivindicavam a condição de capital tocantinense.

Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Siqueira Campos. Que encontrem consolo e força para superar essa perda irreparável. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras a continuarem a luta por um Tocantins melhor. Morre, sem sombra de dúvidas, o maior líder da história tocantinense, a quem a história prestará mais homenagens pela criação do Tocantins e sua capital, Palmas. Palmas para Siqueira Campos.

Que a memória de Siqueira Campos seja honrada e que seu exemplo de liderança, integridade e dedicação ao serviço público continue a guiar os rumos do Tocantins. Descanse em paz, eterno governador Siqueira Campos.

Ricardo Ayres

Deputado Federal (Republicanos-TO)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Deputada Vanda Monteiro propõe construção de memorial em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Siqueira Campos

Hoje, com profunda tristeza nos despedimos do governador José Wilson Siqueira Campos. Referência para todos nós tocantinenses, deixou um legado inestimável em nossos corações e na história do Tocantins. Foi deputado constituinte e lutou bravamente para dar voz e vez ao povo do então esquecido Norte Goiano.

Sua coragem e determinação fez com que o seu sonho, e de muitos ao seu lado, se tornasse realidade com a criação do Estado do Tocantins. Sua mente visionária fez do extremo Cerrado lugar à nossa Capital. Enquanto governador, dentre muitos feitos criou o Pioneiros Mirins, um programa que ecoa carinho e saudosismo.

As lágrimas da despedida carregam a gratidão pela oportunidade de poder chamá-lo de amigo. Amizade está herdada dos meus pais que foi construída com muito carinho e dedicação. No último ano fui surpreendido com a sua declaração de apoio e voto. Declaração esta que com imensa felicidade será eternizada em nossos corações, uma vez que nos inspirou não apenas como líder, mas também como ser humano.

Que possamos honrar sua memória e continuar construindo um Tocantins cada vez melhor. Consternados solidarizamo-nos com os filhos, Eduardo, Regina, Telma, Stela, Ulemar, Siqueira Júnior, Alexandre, Francisco Henrique e Pedro Siqueira. Dona Mariluce, sua amada esposa e todos os tocantinenses. Descanse em paz nosso eterno, Siquerido!

Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar José Wilson Siqueira Campos

É com imenso pesar que o Secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, recebeu a triste notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos.

O eterno Governador foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, que desempenhou um papel fundamental para a criação do Estado do Tocantins em 1988. Como primeiro Governador do Estado, ele dedicou sua vida ao serviço público, exercendo o cargo por quatro mandatos.

Além de sua liderança política, Siqueira Campos foi um defensor incansável da educação e um grande promotor de programas de inclusão social. Por meio do seu programa emblemático, os Pioneiros Mirins, ele proporcionou oportunidades educacionais a crianças em todo o Estado, incentivando seu desenvolvimento e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.

Sua visão progressista também se estendeu à infraestrutura do Tocantins.

Sob sua gestão, foram realizadas grandes obras, que deixaram um legado significativo para todos os habitantes do Estado. Sua dedicação incansável ao progresso e bem-estar do povo tocantinense será sempre lembrada.

Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os cidadãos do Tocantins. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável.

Que o legado de José Wilson Siqueira Campos seja um exemplo de liderança, coragem e dedicação, inspirando as futuras gerações a continuarem lutando pelos ideais de progresso, educação e inclusão.

Professor Fábio Vaz

Secretário de Estado da Educação

-------------------------------------------------------------------------------------------------

É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4, após várias internações e infecção generalizada.

Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. Foi vereador, deputado federal, governador e senador da República.

Como deputado federal, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregue ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Foi também responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.

Siqueira deixa seis filhos: José Wilson Júnior, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá e Regina. O Tocantins perde um grande estadista e símbolo maior do nosso estado. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e a todos os tocantinenses e manifesto minhas sinceras condolências.

Marcus Marcelo Barros

Deputado Estadual

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - José Wilson Siqueira Campos

Hoje é um dia que entristece a todos nós, o Tocantins está em luto, com a partida do governador, José Wilson Siqueira Campos, um líder habilidoso e dedicado ao seu Estado, que deixa uma trajetória de vida pública marcada pela determinação, coragem e espírito de luta.

Siqueira Campos foi um grande estadista. Ele foi uma das maiores lideranças da região Norte do país, que deixou sua passagem marcada no cenário político e na história do Tocantins e do Brasil.

Meus sentimentos e solidariedade à dona Mariluce, aos filhos, em especial ao meu amigo Eduardo Siqueira, aos familiares, amigos e a todos os tocantinenses, como eu, que o admiravam. Que Deus possa confortar o coração de todos.

Valdemar Júnior 

Deputado Estadual

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Governador Siqueira Campos 

Com profundo pesar recebi há pouco a notícia do falecimento do eterno governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. Grande estadista que deixa um legado de perseverança, fé, obstinação e de muito trabalho em prol de um povo sofrido do então norte goiano.

Siqueira Campos acreditou no sonho de ver nascer e crescer um Estado próspero, disseminou esse sonho, atraiu pessoas de outros estados e, acreditando nesse ideal, juntos, tornaram o Tocantins uma realidade.

O Estado que escolhi para viver e constituir família não esquecerá desse ícone da política tocantinense.

Vá em paz, Siqueira Campos, e que Deus conforte os corações dos familiares, amigos e de todo o povo tocantinense.

Wlademir Mota Oliveira

Secretário da Segurança Pública do Tocantins

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Para TRE/TO, a vida e o nome de Siqueira Campos se entrelaçam com a história do Tocantins

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Governador Siqueira Campos

Manifestamos profunda tristeza e lamentação pelo falecimento do ex-governador e idealizador do estado do Tocantins, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na história do Estado e dos tocantinenses.

Siqueira Campos, ao longo de sua trajetória política, demonstrou um comprometimento inabalável com a causa de seu estado e de seu povo.

Com visão empreendedora e dedicação incansável, foi um dos protagonistas na luta pela emancipação do Tocantins, que se concretizou em 1988, tornando-se o mais jovem estado brasileiro.

Neste momento de luto, recordamos sua liderança, sua visão de futuro e seu compromisso inabalável com a população tocantinense. Seu exemplo de dedicação e amor à sua terra natal inspirou inúmeras gerações e continuará a inspirar por muitos anos.

Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores deste grande homem!

Diretoria

Audifisco - Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Governador Siqueira Campos

Com tristeza fui comunicado do falecimento do ex-governador e idealizador do estado do Tocantins, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na história e no coração de todos os tocantinenses.

Siqueira Campos foi uma figura emblemática, reconhecida por sua visão visionária e liderança inquestionável. Foi através de sua determinação incansável que o nosso Tocantins nasceu, em 1988 e hoje é esse estado abençoado.

Hoje o Tocantins está de luto pela partida  do maior líder político da história de nosso Estado. Siqueira Campos descanse em paz e obrigado! Seu legado deixará marcas que jamais serão apagadas da história do Tocantins, sua memória e legado permanecerão vivos em cada canto do nosso estado!

Jorge Frederico

Deputado Estadual 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar José Wilson Siqueira Campos 

Recebi com muita tristeza, a noticia da morte do ex-governador, José Wilson Siqueira Campos. Personagem importante no cenário politico do Tocantins, ficarão na memoria de todos os tocantinenses, a sua marca, história e pioneirismo. 

Que o legado e sua dedicação na criação do Estado do Tocantins no ano de 1988, sejam lembrados por todos. O Tocantins nunca se esquecerá das suas contribuições para este Estado. 

Neste momento, rogamos a Deus para que conceda o conforto necessário a família e amigos, para que sejam consolados neste momento de tanta dor.  

Elenil da Penha

Secretário de Estado dos Esportes e Juventude  

------------------------------------------------------------------------------------------------

Consternados, recebemos nesta terça-feira (04), a notícia do falecimento do eterno governador e querido amigo, José Wilson Siqueira Campos. Hoje é um dia triste para os tocantinenses e para todos que admiram sua história.

A paixão de Siqueira pelo povo proporcionou ao então norte goiano a verdadeira independência e desenvolvimento. Graças à sua luta, sua garra, coragem e determinação pela criação do Tocantins, hoje testemunhamos um estado forte e independente. Durante toda sua vida pública, foi um verdadeiro exemplo a ser seguido, fonte de inspiração na conquista por um Estado cada vez melhor para a nossa gente.

Neste momento tão doloroso, enviamos nossos profundos sentimentos a sua esposa, Dona Mariluce, aos filhos Eduardo Siqueira, Regina, Telma, Stela, Ulemar, Júnior, Alexandre, Francisco Henrique, Pedro e familiares.

Rogamos a Deus para que dê forças a todos para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

Cremos assim como está na Bíblia Sagrada, "O Senhor Deus está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. Salmos 34:18

Lázaro Botelho, Valderez Castelo Branco e família

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente a morte do ex-governador e criador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, que deixou um marco na história do Brasil, com a luta para a criação do mais novo estado da Federação.

Como político, Siqueira Campos abraçou a causa do povo que vivia no norte de Goiás, na busca pela oferta de uma nova vida com dignidade aos que viviam e vivem nessa terra.

Em seu tempo à frente da gestão estadual, Siqueira Campos lutou e buscou incansavelmente por meios que pudessem garantir a todos os tocantinenses uma saúde digna e humanizada.  Para isso, trabalhou na implantação de hospitais e maternidades, unidades de apoio às famílias de pacientes, hemocentros, assistência farmacêutica, unidades básicas de saúde, programas de apoio à atenção básica e diversos serviços que até hoje garantem melhor qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense.

A SES-TO compartilha da  tristeza de todos os tocantinenses de nascimento e coração e roga a Deus que conforte os familiares, amigos e admiradores do grande líder.

Siqueira Campos é eterno pelo seu legado que seguirá inspirando gerações na luta por um Tocantins cada dia melhor!!

Palmas, 04 de julho de 2023

Afonso Piva de Santana

Secretário de Estado da Saúde

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

É com grande pesar que recebemos a notícia da passagem do ex-governador e idealizador da criação do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. 

Sua trajetória é inspiradora e sua história se confunde com a história do nosso estado e será para sempre lembrada. Seu legado de valorização da juventude, com iniciativas como os Pioneiros Mirins, é referência para todos nós que acreditamos no poder de transformação dos jovens. 

Desejamos que Deus conforte os familiares, amigos e admiradores nesse momento de dor e que ele encontre paz e descanso na Morada Eterna. 

Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração - Renapsi - Polo Tocantins

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do criador e eterno Governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, ocorrido nesta terça-feira, 04, em Palmas. 

Apaixonado pelo Tocantins, Siqueira Campos foi um político marcante na história do nosso Estado e deixa um legado enorme. Além de sua luta pela criação do Tocantins, também deixou sua marca como Governador por 4 mandatos e durante suas gestões, o Estado experimentou avanços importantes em diversas áreas. 

Seu compromisso com o desenvolvimento do Estado e sua visão progressista foram reconhecidos e admirados por muitos. Sua partida deixa um vazio na política tocantinense, bem como nos corações de todos os moradores do Estado. Que sua memória seja lembrada com respeito e gratidão, e que seu exemplo de dedicação ao serviço público inspire futuras gerações.  

Neste momento de profunda consternação, rogo a Deus para que conforte os corações dos familiares, amigos e de todos os cidadãos tocantinenses que sofrem por esta perda irreparável. 

Gurupi, 04 de julho de 2023.

Josi Nunes

Prefeita de Gurupi

------------------------------------------------------------------------------------------------

O Tocantins hoje se despede do seu criador, um homem forte, sonhador, visionário, lutador e realizador.

É um misto de sentimento de orfandade com gratidão.

Em cada canto deste Estado e da nossa capital enxergamos Siqueira, especialmente na praça dos Girassóis, em cada símbolo, em cada monumento, em cada secretaria, no Palácio Araguaia, tudo conta a história do nosso Estado, mas conta também de Siqueira. Afinal, não há Tocantins sem Siqueira. E porque ele amou e lutou tanto por esse sonho, não há Siqueira sem o Tocantins.

Hoje é uma despedida, mas para sempre Siqueira será nosso referencial.

Obrigado por tudo nosso eterno governador.

Descansa em paz, Siqueira!

Deputado Vilmar (SD)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Com profundo pesar, recebi agora a notícia do falecimento do meu amigo e ex-governador Siqueira Campos.   

Um líder nato, um político visionário que sempre demostrou liderança e comprometimento com o desenvolvimento do nosso Estado.

Com muita luta e determinação, na Constituinte de 88, o eterno Governador foi pioneiro da concepção do estado do Tocantins, se tornando uma figura emblemática, respeitada e admirada pela sua visão de futuro.  

Siqueira Campos ficará marcado nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam. 

Siqueira escreveu seu nome na história, e além de ter criado o Estado, planejou e fundou a capital Palmas. 

O Tocantins perde uma de suas maiores referências, sendo um exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza. 

Com certeza, será eternizado na história e na vida do povo tocantinense, pelo seu exemplo de integridade e dedicação ao serviço publico.

Muito obrigado por realizar o sonho de todos os tocantinenses!

Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos.

Deputado Federal Antonio Andrade e família

4 de julho de 2023

------------------------------------------------------------------------------------------------

O Poder Judiciário do Tocantins recebe com profunda tristeza o falecimento, nesta terça-feira (47), de José Wilson Siqueira Campos, eterno governador do Tocantins. Em nome de toda a Corte de Justiça, todas as magistradas e magistrados, servidoras e servidores, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, expressa o seu mais profundo pesar.

Primeiro governador eleito do Tocantins e que capitaneou a luta histórica e exitosa pela criação do Estado, ao lado de outros valorosos personagens, o eterno governador Siqueira Campos guarda, em sua rica trajetória, uma relação institucional profícua com o Judiciário tocantinense.

Uma trajetória iniciada em 1º de janeiro de 1989, dia em que o Tocantins foi oficialmente instalado, com ampliação do número de comarcas na então capital provisória Miracema, que passou de 20 para 42 comarcas - 17 de Primeira Entrância, oito de Segunda Entrância e quatro de Terceira Entrância.

Dono de quatro mandatos como governador tocantinense, Siqueira Campos deixa filhos, netos, bisnetos e amigos a quem rogamos a Deus que lhes deem conforto aos corações.

Siqueira Campos

Eleito vereador em Colinas do Tocantins, Siqueira Campos tinha como meta principal a criação do Estado do Tocantins, estabelecendo como objetivo único a criação do Estado do Tocantins em 1966 – 22 anos antes da criação do Estado.

Na sequência passou de vereador a deputado federal eleito com expressiva votação em 1970, reelegendo-se em 1974, 78, 1982 e 1986, esta última na condição de constituinte em que foi fundamental para que, em 1988, a criação do Tocantins virasse realidade através do artigo 13 do Ato das Disposições Transitórias criando o Estado do Tocantins. 

Responsável direto pela criação de Palmas e pela instalação dos seus poderes constituídos, Siqueira Campos também esteve em momentos importantes na história do Judiciário tocantinense, entre 1989 e 1994, datas nas quais foi realizada a instalação oficial do Judiciário tocantinense, cuja sede é conhecida hoje como Palácio Rio Tocantins.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Foi com extremo pesar que recebemos a informação do falecimento do ex-governador e fundador da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Wilson Siqueira Campos, nesta terça-feira, 04 de julho de 2023.

Responsável direto pela criação do Estado do Tocantins, em 1988, Siqueira Campos foi o primeiro governador do Estado e logo percebeu a necessidade de formação de nível superior para as demandas da sociedade. Com isso, criou a primeira Universidade do Tocantins, necessária para a produção de conhecimento e desenvolvimento regional. Em seu último mandato como governador, por meio da Lei Estadual n. 2.829, de 26 de março de 2014, criou na estrutura da Unitins mais três câmpus: Araguatins, com os cursos de Letras e Pedagogia; Augustinópolis, com os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem; e Dianópolis, com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A criação desses novos câmpus possibilitou o acesso à formação em nível superior para diferentes regiões do Estado do Tocantins de forma gratuita.

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, filho de mestre Pacífico Siqueira Campos e de dona Regina Siqueira Campos. Sua vida pública teve início em 1965, ao se eleger vereador em Colinas. A partir de 1971 foi eleito deputado federal e reeleito por mais quatro mandatos como representante do então Norte Goiano. Participou do movimento em prol da criação do Estado do Tocantins e, como deputado federal, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia Constituinte a fusão de emendas que, com a Constituição Federal de 1988, deu origem a um novo estado da Federação. Foi o primeiro governador do Tocantins, eleito para um mandato de dois anos, de 1989 a 1991, e voltou a ocupar o cargo por mais três mandatos, nos períodos de 1995 a 1998; 1999 a 2003; e 2011 a 2014.

Em 2020, na solenidade de comemoração aos 30 anos da Unitins foi realizada outorga de Doutor Honoris Causa, maior diplomação e honraria que as Universidades podem conceder, ao ex-governador José Wilson Siqueira Campos em reconhecimento pelo seu trabalho de criação e expansão da universidade.

Fica decretado o estado de luto oficial de 07 dias na Universidade em virtude dessa perda tão significativa.

Rogamos a Deus que dê o conforto e consolo possíveis aos familiares e amigos neste momento de tamanha dor e consternação.

Darlene Castro – Vice-reitora da Unitins

Augusto Rezende – Reitor da Unitins

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, externa seus mais sinceros sentimentos pela morte de Siqueira Campos, político histórico do Tocantins, estadista e municipalista. Começou a carreira política como vereador no município de Colinas do Tocantins, até se tornar deputado federal Constituinte, e posteriormente governador do Tocantins por quatro mandatos.

Siqueira Campos foi personagem do processo de criação do estado de Tocantins, fundamental principalmente para os Municípios do então Norte Goiano, hoje Norte do Tocantins e região do Bico do Papagaio. Sua atuação enquanto deputado federal Constituinte foi essencial para a constituição do estado do Tocantins.

A criação do estado do Tocantins representou a descentralização de recursos, equipamentos públicos e serviços aos municípios do mais novo Estado da federação. Parte desse processo, Siqueira revela além do caráter estadista, um caráter também municipalista. Enquanto governador, teve importantes projetos econômicos , estruturais e sociais nos municípios. Siqueira concedeu verdadeira identidade aos municípios do Tocantins.

Nesse sentido, a ATM reconhece e agradece toda a contribuição de Siqueira Campos aos 139 municípios tocantinenses. Expressa seu pesar aos familiares, amigos, colegas de caminhada e luta histórica. Siqueira Campos deixa legado de conquistas, força, resistência e trabalho, que certamente estão registradas na história do Tocantins e de seus Municípios.

Palmas, 04 de julho de 2023

Diogo Borges

Presidente

------------------------------------------------------------------------------------------------

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento do ex-governador e protagonista na criação do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, nesta terça-feira, 4 de julho de 2023. Por causa da morte do personagem público mais importante da história do Tocantins, o Município decreta luto oficial por três dias. Todas as bandeiras em repartições públicas da nossa Araguaína estarão a meio mastro.

Nascido na cidade de Crato, no Ceará, em 1928, filho de Pacífico Siqueira Campos e Regina Siqueira Campos, Siqueira Campos, como era mais conhecido, ficou órfão de mãe aos 12 anos e exerceu diversas profissões nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo antes de iniciar sua carreira política.

Na década de 1960, mudou-se para Colinas do Norte (GO), atual Colinas do Tocantins, onde fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e iniciou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins. Foi vereador na cidade de 1965 a 1969 e presidente da Câmara em 1966. O destaque na política o impulsionou para a carreira em Brasília, onde foi deputado federal por quatro mandatos: 1971-1975, 1975-1979, 1979-1983 e deputado federal constituinte 1987-1988.

Protagonista na luta pela emancipação do chamado Norte Goiano, que já durava 200 anos, Siqueira Campos chegou a fazer greve de fome de 98 horas pela criação do Tocantins. 

Enquanto deputado federal constituinte, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigindo e encaminhando ao então presidente da Câmara Federal, deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, depois conhecida como Emenda Siqueira Campos, que foi aprovada e deu origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Primeiro governador do nosso Estado, exerceu o mandato de dois anos, entre 1989 e 1991, e foi responsável pelo início da construção da capital Palmas em janeiro de 1989, a última cidade brasileira planejada no Século 20.

Siqueira Campos foi governador em mais três oportunidades: 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014. Em 2019, assumiu como senador da República entre os meses de julho e agosto. Durante sua gestão como governador, Siqueira Campos esteve à frente de obras de referência para o Tocantins, como a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, o Hospital Geral de Palmas, o aeroporto da capital, a orla e a ponte de oito quilômetros sobre o lago de Palmas, a Praça dos Girassóis, o Memorial da Coluna Prestes, entre outras.

Em Araguaína, entregou o Parque das Águas, o Complexo de Delegacias da Polícia Civil, lançou a pedra fundamental para a construção do Hospital Geral de Araguaína, entre tantas outras benfeitorias.

José Wilson Siqueira Campos foi casado por mais de 40 anos com Dona Aureny Siqueira Campos, com quem teve seis filhos. Atualmente, estava casado com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, com quem teve mais dois filhos.

Visionário e determinado, Siqueira Campos registrou sua história como referência na política nacional e um personagem fundamental na criação do Estado do Tocantins. Neste momento de dor e grande perda para todo o Brasil, expressamos nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte os corações de todos que têm um enorme carinho por essa figura singular da história do Tocantins

Wagner Rodrigues Barros

Prefeito de Araguaína

------------------------------------------------------------------------------------------------

"Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé".II Timóteo 4:7.

Certos de que essa luta continuará ecoando aos quatro cantos do Tocantins, lamentamos a notícia do falecimento do primeiro e sempre Governador Siqueira Campos. Estadista que conheceu todas as fases da vida pública, as quais lhe deram subsídios e consistência para forjar o líder que desde sempre foi, Siqueira Campos conheceu na essência os anseios mais peculiares de um povo e os caminhos necessários e inevitáveis para atendê-los.

Aos 94 anos, e com mais de 70 anos de vida pública Siqueira Campos vivenciou e se posicionou nos momentos mais importantes da história do Tocantins e do País, sempre conduzindo sua gente a enxergar o caminho mais assertivo para a construção da "livre iniciativa e justiça social". Cumpriu seu papel constitucional com muita honra e louvor.

Nós tocantinenses seremos eternamente gratos pelo exemplo de estadista, por suas lutas e, principalmente, por colocar a própria vida em risco, ao lutar pela criação do Tocantins, para que hoje fôssemos um Estado onde se vive com democracia, e com a consolidada Justiça Social, sua maior bandeira.

Eternizado em nossos corações, hoje é um dia triste, porém de rememorações de uma vida que nos inspirou e continuará inspirando outras tantas vidas com sua história. 

A esse grande homem, expressamos nossa eterna gratidão.

Desejamos que o bom Deus conforte os corações de familiares, amigos e de todos os tocantinenses.

Hercy Filho

Secretário de Estado do Turismo

----------------------------------------------------------------------------------------

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO) registra o sentimento de pesar pelo falecimento do líder do movimento de criação do Estado e ex-governador, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, ocorrido em Palmas, nesta terça-feira, 4.

Popularmente conhecido como Siqueira Campos, em 2018 ele se colocou em sua última candidatura eleitoral e se elegeu primeiro suplente de senador da República pelo Tocantins. Nascido em Crato-Ceará (1928), Siqueira percorreu, ao longo de sua vida, vários estados, até se estabelecer no antigo norte-goiano na década de 60, na época município de Colinas do Goiás, período em que iniciou carreira política.

José Wilson Siqueira Campos compôs sua história de vida, protagonismo político e participação na história do Estado, com a marca da perseverança. Um homem forte, que será lembrado por alguns como “pulso firme” e para outros como “Siqueirido”.

Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, em um mandato de dois anos (1989 a 1991); voltou a ocupar esse cargo por mais dois mandatos consecutivos (1995 a 1998 e 1999 a 2003); enfrentou a derrota nas urnas em 2006; e retornou vitorioso em 2010.

Agora, Siqueira Campos descansa e deixa o legado de crescimento e modernização do mais novo Estado do país. Um sonho iniciado com a determinação de um homem que mobilizou e contou com a contribuição de milhares de pessoas e famílias que acreditaram no potencial de uma região, antes esquecida.

Solidário ao momento de dor da família, nos unimos em oração, rogando a Deus que receba seu filho José Wilson Siqueira Campos em seus braços, que ele descanse em paz sob a Luz Divina e que os corações dos familiares e amigos sejam confortados.

Respeitosamente,

Elizeu Oliveira

Presidente do Sisepe/TO

-----------------------------------------------------------------------------

Com um pensamento político e conservacionista, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, um homem muito além do seu tempo, sempre defendeu o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Tocantins. 

Muito mais que criar o mais novo estado do país, ele pensou em tornar o Tocantins o melhor lugar para se viver e assim o fez. 

Ao determinar a criação de diversas Unidades de Conservação, Siqueira Campos, um homem visionário, entendia que para garantir o bem-estar social dos tocantinenses estava diretamente relacionado a proteção e conservação dos recursos naturais do nosso Estado. 

E para tanto, criou a Fundação Natureza do Tocantins, hoje o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que nasceu com a missão de proteger e conservar os recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Tocantins e a melhoria da qualidade de vida da população.

Com muita tristeza nos despedimos deste homem que tanto honrou o Tocantins, a nossa gente, fauna e flora. Cabe a nós continuar honrando sua memória, seguindo com a nossa missão, fortalecendo as ações e políticas ambientais de proteção e conservação do meio ambiente, garantindo o futuro das próximas gerações.

A este homem que transcenderá sua própria história, o nosso reconhecimento. Aos seus familiares e a toda população do Tocantins, os nossos sentimentos. 

Renato Jayme

Presidente do Naturatins

--------------------------------------------------------------------------------------

É com uma das maiores tristezas que já senti em minha vida, que lamento a perda irreparável do pai do Tocantins, nosso eterno governador, Siqueira Campos.

Corajoso, líder e estadista, Siqueira foi também o responsável pela história de cada um de nós, que vivemos no Estado idealizado e construído por ele.

Siqueira Campos foi um defensor incansável dos direitos dos cidadãos tocantinenses, um promotor da justiça social e um arquiteto de políticas públicas transformadoras.

Como um imponente e radiante girassol fez florescer nestas terras do antigo norte goiano, sonhos e vidas.

Sua liderança inspiradora e única trouxe para o Estado não apenas conquistas materializadas em obras importantes, mas também um legado intangível de esperança, unidade e progresso.

Nosso eterno governador será lembrado como um verdadeiro defensor dos valores democráticos e um guia para as futuras gerações.

Siqueira marcou a minha história com a nossa amizade repleta de lealdade, carinho, respeito e incontáveis ensinamentos. Foi uma honra ser seu eleitor, advogar para ele na campanha vitoriosa de 2010, permanecer leal ano após ano e para todo o sempre. Agradeço ter recebido seu voto de confiança nas urnas, um ilustre eleitor que me apoiou na minha primeira eleição.

Nesta manhã, Deus me deu a oportunidade de prestar a última homenagem ao meu grande amigo, em vida: a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos", a maior honraria da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Em nome da nossa trajetória juntos e de todos os cidadãos do nosso Estado, presto minhas mais sinceras condolências à família de Siqueira Campos. Que encontrem forças para superar esse momento difícil e que possam sentir o nosso apoio e gratidão por compartilharem conosco um homem de tamanha grandeza!

Em sua memória, reafirmo o compromisso de seguir adiante, construindo um futuro melhor para nosso Estado, honrando seu legado e mantendo vivo o espírito de serviço público que nosso eterno governador praticava.

Desejo que descanse em paz e que sua contribuição inestimável para o Tocantins jamais seja esquecida!

“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”, João 11:25-26.

Eduardo Mantoan, 

deputado estadual pelo Tocantins de Siqueira Campos.

--------------------------------------------------------------------------------------

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 94 anos, do amigo e ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, ocorrido na noite desta terça-feira, 4 de julho, em um hospital particular de Palmas.

Político aguerrido, corajoso e obstinado, Siqueira Campos foi a figura central da luta pela criação do Tocantins. Com uma trajetória inspiradora, foi vereador em Colinas, ainda quando o município pertencia a Goiás. Gigante em sua batalha pelos interesses do então norte goiano, chegou à Câmara dos Deputados, onde exerceu o cargo de deputado federal por cinco mandatos. No Congresso Nacional, transformou o sonho em realidade ao propor a emenda à Constituição Federal de 1988 que deu origem ao estado. Siqueira acreditou nesta terra e batalhou com todas as forças para que ela conquistasse a sua autonomia e independência. Ele foi o primeiro governador do Tocantins, cargo que ocupou por quatro mandatos. 

Minha carreira política teve início quando assumi, a convite de Siqueira, em 2011, a secretaria da Juventude e dos Esportes do Tocantins. Tive a honra de poder trabalhar e aprender com o maior estadista do Tocantins e um dos mais importantes do Brasil. Visionário, empreendedor, determinado e implacável na luta pelo desenvolvimento do estado, Siqueira deixa um legado inestimável que jamais será esquecido.

Neste momento de profunda dor e pesar, manifesto minha solidariedade aos familiares deste notável líder e a todo o povo tocantinense, rogando a Deus que, em sua infinita bondade e misericórdia, console os corações enlutados. 

Gratidão eterna, Siqueira! Descanse em paz. 

Olyntho Neto

Deputado estadual

-------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar

É com o mais profundo pesar que o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins) lamenta o falecimento do ex-governador e criador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira, 04.

A história do Tocantins é construída sob os tijolos da trajetória política de Siqueira Campos, que fortaleceu as bases para incluir a criação do Estado, na Constituição Federal de 1988, dando origem a esta nova unidade federativa que nos faz morada. 

Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores. Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor.

Obrigado  Siqueira Campos por sua incansável luta pelo nosso Estado. 

Robson Figueiredo

Presidente do Itertins

----------------------------------------------------------------------------------------

José Wilson Siqueira Campos

O Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de uma figura tão importante para o desenvolvimento e a história do Estado do Tocantins. José Wilson Siqueira Campos foi um líder político dedicado, cuja contribuição para o Tocantins e para o país jamais será esquecida.

Siqueira Campos foi  protagonista na luta pela criação do Estado do Tocantins e sua gestão como o primeiro governador do Estado foi marcada pelo empenho e dedicação à população tocantinense. Sua visão estratégica e seu compromisso incansável deixaram um legado duradouro.

Em quatro mandatos como governador, Siqueira Campos implementou importantes políticas e programas que impulsionaram o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Tocantins. Sua atuação foi fundamental para promover a geração de empregos, o fortalecimento do empreendedorismo e a atração de investimentos para a região.

Neste momento de luto, gostaríamos de transmitir nossas sinceras condolências à família enlutada e a todos os tocantinenses. Perdemos um grande líder, um defensor incansável do Estado do Tocantins e um exemplo de dedicação e compromisso público.

José Wilson Siqueira Campos será sempre lembrado como um homem visionário, determinado e apaixonado pelo desenvolvimento do Tocantins. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

Que sua família encontre conforto neste momento difícil e que o povo tocantinense possa honrar sua memória, seguindo adiante com os princípios e valores que ele tão admiravelmente representou.

Carlos Humberto Lima

Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços

----------------------------------------------------------------------------------

Perda irreparável; homem público de grande envergadura; inspiração para os tocantinenses; estadista e visionário; e realizador de uma obra gigantesca foram alguns dos adjetivos e substantivos usados pelas desembargadoras e desembargadores do Judiciário tocantinense para ressaltar a importância de do ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos, falecido nesta terça-feira (4/7) e que seguem abaixo.

O Poder Judiciário lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, nesta terça-feira (4/7). O Tocantins sofre uma perda irreparável com a morte de um homem público da envergadura de Siqueira Campos, que, para além da trajetória política, inspirou todos os tocantinenses com sua luta pela criação do Tocantins. Um exemplo de coragem e enfrentamento político pelos interesses do nosso estado. O Tocantins está de luto. Lamentamos e estamos solidários com a família. Que Deus possa dar o conforto necessário para passar por este momento difícil.

Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, presidente do TJTO

Conheci o governador Siqueira Campos antes mesmo de ingressar no Judiciário tocantinense. Meu pai foi o primeiro secretário de Segurança Pública de sua primeira gestão à frente do Governo do Tocantins. Homem de coragem e grande liderança, que transformou o sonho de um Tocantins forte e independente em realidade. O Poder Judiciário lamenta a perda desse ícone da história do nosso estado, assim como toda a minha família está em luto pela partida desse estimado amigo. Que Deus o receba em sua infinita bondade e conforte a sua família e a todos nós tocantinenses de coração e nascimento.

Desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do TJTO

Devemos a Siqueira Campos nosso reconhecimento como o maior político que o Tocantins teve, deixando em seu legado toda a luta pela criação do Estado. Sempre se destacou pelo comprometimento com o norte goiano e demonstrou em toda a sua vida pessoal e política o amor que tinha por esta terra. Expresso meus sentimentos à família e que Deus conforte o coração de todos.

Desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-Geral da Justiça

Perdemos um grande estadista, um visionário e grande executor de projetos. Não se dobrava ante os desafios. Um ser humano que sentia a dor de seu semelhante. Sempre preocupado com o futuro das novas gerações, buscando sempre o melhor para essa região que ele amava muito. Deixa um legado maravilhoso. Uma perda muito grande. Que Deus conforte os familiares.

Desembargadora Jacqueline Adorno, vice-corregedora do TJTO

Poucos homens têm o privilégio de receber em vida o reconhecimento público dos seus méritos. Siqueira Campos entrou para a história fazendo a história acontecer em cada passo e ação determinantes para a realização de uma obra gigantesca: a conquista da autonomia do Norte de Goiás com a criação, instalação e construção do Estado do Tocantins, à qual dedicou sua existência. Político habilidoso, conquistou legiões de apoiadores e seguidores ao longo da sua vida pública, sendo eleito por quatro vezes governador do Estado, tornando-se um dos grandes líderes políticos do Brasil. Deixa uma enorme lacuna na política e na vida pública, mas também um referencial para as novas gerações de políticos e governantes. Devoto do Espírito Santo, atribuía à intercessão Divina suas grandes conquistas. Sua fé lhe salvou, Siqueira Campos. Que Deus o receba em sua infinita bondade e misericórdia, e que o Espírito Santo console os corações dos parentes e amigos nesse momento de despedida e saudade.

Desembargador Marco Villas Boas, diretor-geral da Esmat

 Imagem do ex-governador Siqueira Campos na primeira sede do Poder Judiciário do Tocantins, em Miracema. (Foto: Divulgação TJ/TO)

-----------------------------------------------------------------------------------

Com muita tristeza, recebi a informação do falecimento de José Wilson Siqueira Campos, maior responsável pela consolidação da luta de criação do Tocantins e figura política mais importante do nosso Estado.

Visionário, Siqueira chegou no antigo Norte goiano na década de 1960, em Colinas do Sul, hoje Colina do Tocantins. Lá, ele fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e iniciou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins, retomando uma luta muito antiga do histórico Joaquim Teotônio Segurado, ainda nos anos 1800. Siqueira foi vereador na cidade de 1965 a 1969 e presidente da Câmara em 1966. O destaque na política o impulsionou para a carreira em Brasília, onde foi deputado federal por quatro mandatos: 1971-1975, 1975-1979, 1979-1983 e deputado federal constituinte 1987-1988.

Na Assembleia Nacional Constituinte, Siqueira Campos protagonizou a luta pela emancipação do chamado Norte Goiano. Ele chegou a fazer greve de fome de 98 horas pela criação do Tocantins. A então região viveu séculos de isolamento e chegou a ser conhecida como “Corredor da Miséria” no Brasil. Depois de muita luta e articulação política, o resultado: Siqueira foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigindo e encaminhando a fusão de emendas, depois conhecida como Emenda Siqueira Campos. Aprovada, ela deu origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Todos nós que tivemos a chance de viver e de construir as nossas vidas no Tocantins devemos a Siqueira Campos. Ele liderou um sonho e concretizou.

Após a criação do Estado, Siqueira Campos governou o Estado por quatro vezes. Suas gestões foram responsáveis por transformar e modificar completamente a vida na região. Antes corredor da miséria, somos um Estado que teve anos de prosperidade.

Eu, particularmente, também devo a Siqueira Campos. Em 2002, ele me incentivou a ingressar na política, com a minha candidatura bem sucedida a deputado federal. Depois, em 2006, tive a enorme honra de ser o candidato a vice-governador de Siqueira. Uma campanha dura, complicada, mas que foi sim reconhecida pelo povo do Tocantins alcançando quase 47% dos votos válidos.

Em 2011, Siqueira, que havia voltado ao comando do Palácio Araguaia pelos braços do povo após vencer a eleição de 2010, me convidou para ser secretário estadual das Cidades, cargo que tive a honra de exercer com muita lealdade e, admito, ampliou todas as minhas bases para que transformação de Araguaína iniciada em 2013 pudesse ser começada.

Hoje, com 94 anos, Siqueira se foi depois de dedicar a vida ao Tocantins. Expresso, de coração, os meus mais sinceros votos de força nesse momento de dor de familiares, amigos e admiradores.

Em vida, Siqueira fez história e, nós, temos o orgulho de ter usufruído de toda a sua construção.

Ronaldo Dimas

Engenheiro, ex-deputado federal e ex-prefeito de Araguaína

------------------------------------------------------------------------------------------------

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Márcio Silveira, recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos, grande estadista e primeiro governador do Tocantins.

A história de José Wilson Siqueira Campos é marcada por grandes contribuições para o desenvolvimento e progresso do Tocantins. Como um dos fundadores e o primeiro governador eleito do Estado, ele dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado de realizações e conquistas.

Siqueira Campos, que governou o Estado por quatro (4) mandatos, sempre foi reconhecido como um líder visionário e determinado, dedicando a sua vida ao desenvolvimento econômico, social e cultural, inclusive introduziu a Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

O grande estadista deixa um legado que jamais será esquecido. Sua dedicação e amor pelo Tocantins foram inspiradores para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua partida deixa um vazio imensurável na política e na história do Tocantins.

Descanse em paz, eterno governador José Wilson Siqueira Campos. Sua memória continuará viva, inspirando a todos a seguir seu exemplo de dedicação, compromisso e amor pelo Tocantins.

Neste momento de profunda tristeza, estendo, em nome de toda a equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) as  mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os cidadãos do Tocantins.

Palmas, 04 de julho de 2023

Márcio Silveira - presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins

------------------------------------------------------------------------------------

O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Mauro Mota expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

José Wilson Siqueira Campos foi um líder político dedicado, protagonista na luta pela criação do Estado do Tocantins e o primeiro governador do Estado. Deixou um vasto legado na história do Tocantins e sua contribuição e dedicação à população tocantinense foram fundamentais para impulsionar crescimento do Estado.

Neste momento de luto, gostaríamos de transmitir nossas sinceras condolências à família enlutada e a todos os tocantinenses. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos os tocantinenses.

E expressamos nossa eterna gratidão a Siqueira Campos por sua incansável luta pelo nosso Estado.

Mauro Mota

Presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto)

-----------------------------------------------------------------------------------

O Grupo CDT Sinai expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-governador Siqueira Campos.  

Siqueira Campos sempre incentivou o empreendedorismo no Tocantins e o desenvolvimento econômico do Estado que lutou para criar. Deixa um legado para a história.  

Nesse momento de dor, que os corações de familiares, amigos e toda a população tocantinense sejam consolados.  

Grupo CDT Sinai. 

------------------------------------------------------------------------------------

Consternados, nós, do CEETO, externamos nosso imenso pesar pelo falecimento de José Wilson Siqueira Campos, principal protagonista da luta pela criação do Estado do Tocantins e seu primeiro governador.

Sua partida nesta terça-feira, 4 de julho, aos 94 anos, entristece a todos que admiram sua história marcada por perseverança e amor ao Tocantins.

Rogamos a Deus que console os corações dos familiares, amigos e admiradores neste momento de grande consternação.

Obrigado, Siqueira Campos!

Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado do Tocantins – CEETO

--------------------------------------------------------------------------------------------

A Catedral de Palmas lamenta o falecimento do ex-governador e criador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. 

O Espírito pioneiro, visionário e desbravador de Siqueira foi fundamental para que a nova capital tivesse um espaço central de expressão da fé católica. Foi ele quem desejou e definiu o local exato da Praça dos Girassóis destinado à futura Catedral de Palmas. 

Que o Espírito Santo possa abençoar e confortar os familiares, amigos e admiradores de Siqueira Campos neste momento de luto e tristeza. E qe Deus o receba para um descanso eterno e em paz!

Palmas, 05 de julho de 2023

Pe. Eduardo Zanom 

Pároco da Catedral de Palmas 

---------------------------------------------------------------------------------

Nós servidores do Procon Tocantins recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador José Wilson Siqueira Campos aos 94 anos, ocorrido nesta noite de terça-feira 4 de julho em Palmas TO.

Siqueira Campos, que foi agente ativo na criação do nosso estado do Tocantins, e por isso é uma grande personalidade da história do Estado.

Nesse momento de pesar, pedimos a Deus que conforte sua família e amigos, assim como a todos nós tocantinenses.

Rafael Pereira Parente 

Superintendente do Procon Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------------

Com imensa tristeza o Tocantins se despede de um de seus mais importantes personagens. É impossível mensurar a importância de José Wilson Siqueira Campos para todos nós, tocantinenses nativos ou de coração. Neste momento de imensa dor, estendemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os tocantinenses que, assim como nós, lamentam a partida de um verdadeiro estadista.

Recordamos com gratidão a marcante jornada de Siqueira Campos, uma trajetória que deixou marcas em cada canto deste Estado. Sua liderança inspiradora será para sempre lembrada e servirá como farol a guiar nossos passos em busca de um Tocantins ainda mais próspero, justo e sustentável. Líder incansável, o eterno governador dedicou sua vida à busca de soluções para os desafios enfrentados por cada tocantinense, deixando um legado inigualável para as futuras gerações.

Consciente da grandeza de nossos recursos naturais e da necessidade de equilibrar o crescimento do Tocantins com a proteção ambiental, Siqueira Campos adotou políticas e programas que visavam à conservação de nossas paisagens exuberantes e à promoção da sustentabilidade em todas as esferas da administração pública. Mostrava para o mundo, com orgulho, as belezas do Jalapão, do Cantão e a imensa riqueza ambiental abrigada no Tocantins, uma terra abençoada pela qual lutou arduamente.

Seu compromisso inabalável com o bem-estar do povo e o seu profundo amor pela nossa terra moldaram a história do Tocantins de forma indelével. Que seus familiares encontrem conforto e força para enfrentar tamanha perda, cientes de que se vai o homem, mas permanece o mito. Que a memória de José Wilson Siqueira Campos nos inspire a seguir em frente, em busca de um Tocantins cada vez melhor, pelo bem comum do povo tocantinense que ele tanto amou.

Marcello Lelis

Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

-------------------------------------------------------------------------------------

Expressamos profundo pesar pelo falecimento do ex-Governador do Tocantins, Siqueira Campos, um dos grandes políticos com uma história grandiosa de pioneirismo na criação do Estado. Nos orgulhamos do legado deixado por ele, de quando esteve à frente do comando do Tocantins por quatro vezes, em que construiu uma extensa trajetória e notável de serviços prestados em prol do desenvolvimento desta região. 

Aos familiares, amigos e aos tocantinenses, os nossos mais sinceros sentimentos. Que Deus, em sua infinita bondade, conceda a todos o conforto.

Neste momento de perda, nos unimos ao povo tocantinense e homenageamos a memória do ilustre e amado Siqueira Campos.

Moisés Avelino e Família

-------------------------------------------------------------------------------------

O Sistema OCB/TO presta condolências pelo falecimento do grandioso governador Siqueira Campos, político histórico que trabalhou incansavelmente na moldagem e instauração do estado do Tocantins, que há 35 anos é a nossa casa.

Siqueira foi detentor de uma liderança visionária e inspiradora marcada pela luta e defesa do Estado e do povo tocantinense. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossos corações e na comunidade que ele tanto contribuiu ao longo dos anos.

Neste momento difícil, prestamos nossos mais profundos sentimentos de solidariedade à família e amigos. Que sua memória seja uma fonte de inspiração contínua para todos nós, e que sua contribuição seja sempre lembrada e honrada.

Ricardo Khouri

Presidente do Sistema OCB/TO

----------------------------------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que a Seção Judiciária do Tocantins (SJ/TO) lamenta o falecimento do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira (4).  

Sem dúvida, a luta do então deputado federal - em seus 5 (cinco) mandatos consecutivos (1971 a 1989) - para a criação do Estado mais jovem da federação será lembrada por gerações e seu nome ficará marcado, para sempre, na história do Tocantins.  

Siqueira Campos contribuiu de forma importante para a instalação da Justiça Federal no Estado, que foi, à época (8 de maio de 1992), o primeiro órgão público federal instalado na recém-criada capital tocantinense.  

Durante o período em que governou o Estado, em seus 4 (quatro) mandatos, de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2003 e de 2011 a 2014, Siqueira Campos colaborou com a expansão da Justiça Federal no Tocantins e participou de diversas ações em prol do corpo funcional da SJ/TO e do jurisdicionado tocantinense.  

Aos familiares, endereçamos nossos sentimentos e preces a Deus para que lhes dê consolo e esperança neste momento de dor. 

Juiz Federal Gabriel Brum Teixeira 

Diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins 

----------------------------------------------------------------------------------------

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-governador do Tocantins, senador da República e líder político José Wilson Siqueira Campos, ocorrido no fim do dia de hoje, 4, em Palmas, após complicações de saúde.

Em respeito à extensa história e contribuição política de Siqueira Campos – algo indissociável à própria história de criação e implantação do Tocantins como mais novo ente da Federação – a Defensoria Pública-Geral no Estado decretará nesta quarta-feira, 5 de julho de 2023, luto oficial de sete dias na Instituição.

Nesse sentido, a Defensoria Pública estabelece ponto facultativo no âmbito da Instituição de meio-dia desta quarta-feira, 5/julho, até meio-dia de quinta-feira, 6/julho. O horário do ponto facultativo foi estabelecido para a partir do meio-dia em atenção às pessoas assistidas, para que tenham tempo para se informar sobre o horário de funcionamento diferenciado.

José Wilson Siqueira Campos completaria 95 anos de idade no próximo dia 1º. Seu nome e sua trajetória como governador por quatro mandatos estarão ligados ao Tocantins para sempre! Para diferentes gerações, desde as que conheceram o Tocantins como antigo norte goiano, até as atuais e para as que ainda virão, Siqueira Campos, por certo, será a principal referência pública sobre a criação e implantação do caçula dos Estados brasileiros.

Por esta justa deferência, e em solidariedade aos filhos e filhas de Siqueira Campos, seus netos e netas, sua esposa, a promotora de Justiça aposentada Marilúcia Leandro Uchoa Siqueira Campos, e demais familiares do Ex-Governador, bem como aos seus amigos e admiradores tocantinenses, expressamos todo o nosso respeito nesse momento de despedidas.

Defensoria Pública do Estado do Tocantins

------------------------------------------------------------------------------------------------

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-governador Siqueira Campos. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossos corações, pois perdemos não apenas um líder político, mas um homem querido e dedicado ao povo do Tocantins.

Siqueira Campos foi uma figura emblemática, um amigo pessoal e um defensor incansável do nosso amado Estado. Durante muitos anos, tivemos a honra de conviver de perto com sua presença inspiradora e testemunhar seu inabalável compromisso com a construção e desenvolvimento desta terra nova.

A Clínica Henrique Furtado se une a todos aqueles que lamentam essa perda irreparável, expressando nosso mais profundo pesar. Reconhecemos e valorizamos a imensa contribuição de Siqueira Campos para o empreendedorismo no Tocantins, sua visão estratégica e sua dedicação incansável ao desenvolvimento econômico do Estado que ajudou a fundar. Seu legado deixará marcas indeléveis na história e na memória de todos nós.

Neste momento de dor e saudade, desejamos que os corações dos familiares, amigos e de toda a população tocantinense encontrem conforto e consolo. Que possamos lembrar de Siqueira Campos não apenas como um grande líder, mas também como um ser humano carismático e afetuoso, que deixou um impacto positivo em tantas vidas.

Clínica Henrique Furtado.