Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Gabriela Glória

Foto: Gabriela Glória

O Portal da Transparência do Governo do Tocantins, recebeu entre janeiro e junho de 2023, um total de 363.672 acessos. No mesmo período em 2022 foram registrados 281.302 acessos, um número é 29,28% maior. Os dados são contabilizados pela Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO).

Do total de acessos, 91.542 foram realizados por novos usuários. Isso representa um percentual de 25,17% de novas entradas. É importante ressaltar que o sistema contabiliza como acesso o dispositivo utilizado pelo usuário, ou seja, o celular, o tablet ou o computador.  

O secretário-chefe da Controladoria, José Humberto Pereira Muniz Filho, avalia os resultados alcançados como fruto de melhorias na qualidade da ferramenta. “A gestão estadual tem se empenhado em tornar as consultas aos dados mais acessíveis, ágeis e atrativas. Com isso, mais usuários e usuárias visitaram as páginas do Portal e buscaram estar mais informados acerca da atuação governamental”, destaca.

A gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Adriele Pessoa Motta, reforça o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria para manter o bom funcionamento do Portal.  “A atualização do Portal é constante, cumprindo os devidos prazos legais.  Além disso, realizamos um acompanhamento regular para avaliarmos o desempenho e promovermos o aprimoramento da ferramenta”, ressalta.

Gestão do Portal

O Portal da Transparência é gerido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), juntamente com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), e alimentado por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A ferramenta reúne informações como receitas e despesas; licitações; contratos; obras e prestações de contas.