Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há sete dias da morte do ex-governador Siqueira Campos, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) relembra proposituras da Casa como forma de homenageá-lo: a denominação de Siqueira Campos ao Palácio Araguaia (já aprovada), a Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos e a construção de um monumento em homenagem a ele.

O projeto da Comenda foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, antes de ser votado pelo plenário, será apreciada também pela Comissão de Educação.

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB), autor do Projeto de Resolução que visa instituir a Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos, destacou que, se aprovada, a homenagem deverá ser proposta pelos deputados, por meio da Mesa Diretora da Aleto, e entregue a personalidades de relevância para o Estado.

A entrega deverá ser feita em sessão solene, a ser realizada anualmente em outubro, mês em que o Tocantins foi criado.

Palácio Siqueira Campos

Também aprovado na Aleto o Projeto de Lei nº 295/2023, que altera o nome do Palácio Araguaia, sede do governo estadual, para Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos. O PL foi apresentado conjuntamente pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e todos os parlamentares da Casa.

“É uma forma justa e merecida de honrar a memória de Siqueira Campos e de reconhecer seus feitos”, atesta a justificativa do PL. Para os legisladores, a medida contribui para preservar a história do Tocantins, a partir do conhecimento sobre a contribuição de Siqueira Campos para a criação, implantação e consolidação do Estado do Tocantins.

Memorial

A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) manifestou sua forma de homenagear o ex-governador apresentando requerimento solicitando do Governo do Estado a criação do Memorial Siqueira Campos.

De acordo com Vanda Monteiro, o monumento será uma justa homenagem ao político que marcou a história do Tocantins como seu criador. Além disto, será um espaço de visitação e uma forma de manter viva a memória de Siqueira Campos. (AL/TO)