Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para fortalecer a cultura empreendedora nas escolas e desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida dos educadores e estudantes, o Sebrae e Instituições de Ensino do Tocantins realizam o I Encontro de Formação Integrada de Educadores. Os participantes contarão com a palestra magna “Inteligência Emocional na Comunicação Assertiva no contexto escolar”, ministrada pelo escritor Jayse Ferreira. 

O Encontro ocorrerá na próxima segunda-feira, 31, a partir das 7h30, na Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, em Araguatins. Além do Sebrae, são realizadores do evento a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Superintendência Regional de Educação de Araguatins (Seduc) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

De acordo com o gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, em torno de 400 educadores, entre professores, supervisores, coordenadores e diretores, participarão do evento que também tem como proposta levar estratégias de transformação para a sala de aula. O gestor ainda ressalta que o Sebrae, mediante ações do Programa Educação Empreendedora, promove em todo o Brasil o desenvolvimento de competências empreendedoras que colaboram para formação integral de estudantes e educadores, com a intenção de despertar-nos para o melhor que podem se tornar em todos os sentidos do existir humano. 

“O 1° Encontro de Formação Integrada de Educadores é a união de instituições educacionais comprometidas com esse intento e que realizam na Região Bico do Papagaio um trabalho significativo e constante de criação do conhecimento e da busca da transformação e reinvenção do processo de ensino e aprendizagem para a construção de um mundo melhor”, comenta. 

O gerente ainda destaca que por meio do Programa Educação Empreendedora, os educadores têm acesso a diversos produtos gratuitos como planos de aulas completos, cursos e oficinas em ambiente virtual para a atualização curricular. Além disso, o Sebrae desenvolve projetos de educação para atender demandas específicas e especiais das escolas. “Essas iniciativas são destinadas tanto aos educadores que atuam na sala de aula, como aqueles que estão trabalhando em outras frentes da educação; aos que desejam aprimorar suas atividades nas escolas”, frisa.  

A secretária de Educação do Município de Araguatins, Ulissevânia Sales da Silva, ressalta a importância da iniciativa do Sebrae em pensar neste encontro para a região do Bico do Papagaio. “Este é um tema extremamente necessário diante do cenário que temos vivenciado ultimamente nos ambientes escolares. Creio que a iniciativa vai nos apontar caminhos para uma comunicação assertiva e para outra necessidade urgente que é capacidade inteligente de lidar com as emoções”, aposta. 

Sobre o palestrante 

Jayse é filho de pai analfabeto e o primeiro da família a ter feito um curso superior. Oriundo de escolas públicas, é formado em Educação Artística e possui pós-graduação em Psicopedagogia. Atua há mais de 12 anos como professor e tem experiência em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. Dedica-se a aplicação mais dinâmica das diversas linguagens artísticas, em especial a Fotografia e o Cinema. Ganhador do prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC, em 2014 e 2017. Em 2019 foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacherprize – considerado o Nobel da Educação.