Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

As equipes de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Prefeitura de Lajeado realizam operação de combate aos incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. As ações ocorrem desde segunda-feira, 21, após a identificação do foco de calor. 

O incêndio foi identificado, segundo a supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz, graças ao trabalho contínuo de monitoramento via imagem de satélite. “Temos as equipes de plantonistas que monitoram os focos em tempo real, por meio dos aplicativos de imagens, além de realizarem rondas na região da APA”, frisou.

Ao informar que os topos de morro estão sendo atingidos pelos incêndios, a supervisora destacou a importância das queimas prescritas nessa área, para o combate efetivo. “Priorizamos as queimas prescritas  nos topos de morro justamente para evitar a propagação do fogo nas propriedades do seu entorno, que podem ser atingidas pelas chamas que caem do alto do morro. Desta forma evitamos que isso aconteça”, destacou.     

Camila Muniz ressaltou que o trabalho de combate aos incêndios florestais está sendo desenvolvido pelos brigadistas através de ações planejadas, desde análise da evolução do fogo por meio de imagem de satélites, até o combate direto às chamas. Além disso, as atividades do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que acontecem durante o ano inteiro, cumprem um importante papel nesse período de maior incidência de queimadas. 

“Nesta etapa de combate, além do preparo das equipes e investimento em equipamentos, é essencial o entrosamento com a população, busca e fortalecimento das parcerias para que o ‘Integrado’ do MIF seja concretizado”, enfatizou.

Parceria

Ainda durante a operação em campo, as equipes obtiveram uma orientação com a Taesa/Miracema Transmissora, sobre os riscos de acidentes e estratégias de combate em regiões com alta tensão de energia. “A programação que já estava planejada foi executada em campo devido aos trabalhos de combate. A conversa foi importante porque trouxe um conhecimento essencial para a segurança dos brigadistas em áreas de linhas de transmissão de energia”, ressaltou.