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Foto: Divulgação

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Diretamente da Eslováquia, distante cerca de 10 mil quilômetros do Brasil, para a garagem do Conexão Tocantins: Peugeot e-208 GT 2023. Durante a última semana tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o primeiro modelo elétrico da fabricante de origem francesa aqui no País, com início das vendas no segundo semestre de 2021.

Diferente de alguns concorrentes, como os BYD Dolphin, GWM Ora 03, Renault ZOE ou o Nissan LEAF, o Peugeot e-208 GT 2023 não se trata de um projeto original para ser elétrico. De uma maneira inteligente, a Stellantis aproveitou o belo design do 208 convencional para criar a versão eletrificada.

Outros importantes concorrentes no segmento de veículos elétricos compactos são os Caoa Chery iCar, JAC e-JS1, Renault Kwid E-Tech, Hyundai Kona EV e Fiat 500e.

Mesmo a linha Peugeot e-208 GT 2024, que já foi apresentada na Europa, deixará a Eslováquia para ser produzida na Espanha, terá poucas mudanças no visual, maior autonomia e seguira com a estratégia de ter um design similar ao das versões híbridas ou combustão.

A versão avaliada do Peugeot e-208 GT é equipada com motorização de 136 cavalos de potência, 260 Nm de torque imediatos, acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos e tem autonomia de até 220 quilômetros com a carga completa no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

A Peugeot oferece três modos de condução no e-208 GT: “Eco”, com foco na otimização da autonomia; “Drive”, indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia; e “Sport”, que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

Durante a avaliação o modo mais utilizado foi o “Eco”, pois ele atende perfeitamente bem as necessidades do dia a dia, seja no trânsito das grandes cidades ou mesmo em pequenos deslocamentos por rodovias. O melhor é que nesse modo a autonomia é ampliada.

O câmbio dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro) e R (Ré). A seleção B Mode atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre moderado, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e aumentado, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

Um dos destaques do Peugeot e-208 GT é que ele pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão.

O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga: branca indica abertura para conexão do plug; verde piscante indica em carregamento e fixo indica carga completa e vermelha indica anomalia ou problema na recarga. Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.

O modelo pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel.

Em razão do Peugeot e-208 GT utilizar a mesma plataforma das outras versões do 208, ele dispõe dos itens de segurança e de assistência à condução das versões com motorização a combustão.

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite manter o mesmo volume de 311 litros de porta-malas e espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da versão a combustão.