Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Com o objetivo de oferecer um atendimento nutricional adequado aos pacientes que realizam cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas e região, o curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolve desde 2013 o projeto de extensão Ambulatório de Bariátrica (AMBBAR). 

O projeto realiza atendimentos nutricionais e ambulatoriais para pacientes de pré e pós-operatório de  cirurgia bariátrica de forma gratuita há dez anos no Tocantins.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de Nutrição que são devidamente capacitados para a realização das consultas. Além disso, o projeto promove também reuniões e tutoriais semanais com equipe e promove o estudo continuado dentro da área. As consultas são realizadas no Campus da UFT em Palmas nos ambulatórios do Complexo de Estudos em Nutrição e Saúde. Esse comprometimento com o trabalho na área da saúde e o potencial formativo do AMBBAR rendeu ao projeto o certificado de honra ao mérito, concedido pela UFT pelas contribuições à extensão universitária. 

A professora, Sônia Lopes, coordenadora do AMBBAR, comemora os 10 anos do projeto e destaca a importância das ações desenvolvidas ao longo desses anos. “Esse ano está comemorando 10” anos de criação do projeto, a importância dele é para dois públicos principais, para os nossos alunos acadêmicos do curso de nutrição, que a gente tem essa oportunidade de capacitar os alunos no atendimento de pessoas com obesidade grave, que fazem cirurgia bariátrica. E também a gente está disponibilizando para a população um atendimento de qualidade gratuito dentro da universidade, que os pacientes têm acesso a um atendimento diferenciado e por tempo ilimitado. Então, é um atendimento específico, especializado, então é um serviço a mais que soma aí com SUS’’, disse.

Quem também destaca a relevância do projeto, sobretudo no contexto formativo, é a estudante Débora de Sousa Barbosa. Ela, que é bolsista do projeto AMBBAR,, destaca a importância do projeto extensionista na sua formação profissional. “O Projeto AMBBAR foi uma das experiências mais importantes de toda minha graduação. Além de poder proporcionar para a população bariátrica um cuidado de qualidade, especializado e acessível por ser gratuito, nós, estagiários, também somos muito beneficiados com essa oportunidade de ter uma experiência real e mais prolongada do atendimento ambulatorial. Com isso, as coordenadoras do projeto propõem estudos de artigos científicos nos estimulando a sempre buscar atualizações a respeito do cuidado da pessoa com obesidade grave. É muito gratificante fazer parte da jornada de uma pessoa em busca de sua qualidade de vida e entender todos os contextos, as individualidades e as pluralidades que cada paciente pode ter e, assim, traçar juntamente a ele estratégias para alcançar seus objetivos dentro da Nutrição”, afirmou. 

O Projeto AMBBAR conta com uma página no Instagram, onde são compartilhados assuntos técnico-científicos referentes à Nutrição e a cirurgia bariátrica. (UFT)