Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) conduz nesta quinta-feira, 14/09, um evento de importância nacional: a Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação. O evento que reunirá representantes da comunidade científica, setor público, setor empresarial e da sociedade civil organizada, ocorre na  Sala de ideias da UniCatólica (Teotônio Segurado).

A iniciativa promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) será realizada em todos os estados brasileiros e os diálogos vão compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 – 2028).

A oficina vai reunir além de especialistas, pesquisadores e gestores de ensino superior, pesquisa e pós-graduação, representantes do setor público, setor empresarial e da sociedade civil organizada que darão suas contribuições para avanços no segmento. Serão dialogadas estratégias que impulsionem a educação e a ciência no Tocantins.

Sobre o PNPG

O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG começou com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.

De acordo com o cronograma da Capes, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do PNPG 2024-2028 será encaminhado para a aprovação pelo Conselho Superior da Coordenação.

Em uma segunda etapa, a Capes se debruça sobre os subsídios dessa Comissão para construir o plano com os componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento). (Secom/TO)

Tags: Educação, Fapt