Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Lançado nessa quarta-feira, 13, o edital do Vestibular Unificado 2024/1 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) oferta 2983 vagas, que estão divididas entre cursos técnicos (ensino médio) e de graduação (ensino superior).

As vagas estão distribuídas entre cursos técnicos integrados ao ensino médio (29 cursos), técnicos concomitantes ao ensino médio (2 cursos), técnicos subsequentes ao ensino médio (4 cursos) e de graduação (36 cursos) - ofertados nas cidades de: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. 

A grande novidade neste vestibular é a oferta do curso de Medicina Veterinária no Campus Araguatins, o primeiro da região do Bico do Papagaio. O quadro de cursos e a distribuição de vagas está disponível no anexo XV do edital. 

As pessoas interessadas em concorrer a uma dessas vagas podem realizar sua inscrição por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página seja.ifto.edu.br/20241. A confirmação da inscrição é feita com o pagamento de uma taxa, que é de R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos de graduação.

Isenção da taxa de inscrição

Pessoas que estudaram integralmente em escola pública ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares e que possuam renda familiar de um salário mínimo e meio por membro da família podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. As instruções para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição estão descritas no item 9 do edital.

Cotas e ações afirmativas

Para democratizar o acesso ao ensino, o IFTO disponibiliza 50% do total de vagas ofertadas para candidatos que estudaram integralmente em escola pública. Além desta condição, essas vagas estão divididas de modo a atenderpessoas com deficiência e que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. Além disso, o IFTO reserva vagas para ações afirmativas, que visam atender a perfis regionais das localidades nas quais as unidades do IFTO estão concentradas.