Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Imagem correspondente à 1ª edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins, em 2022, na Praia da Graciosa.

Imagem correspondente à 1ª edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins, em 2022, na Praia da Graciosa. Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO Imagem correspondente à 1ª edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins, em 2022, na Praia da Graciosa. Imagem correspondente à 1ª edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins, em 2022, na Praia da Graciosa.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza no sábado, 30, a cerimônia de abertura da II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs), na Praia da Graciosa, em Palmas. 

Os jogos iniciariam nesta sexta-feira, 29, porém, de acordo com o Governo do Estado, não será possível em virtude de atrasos de transportes de alguns competidores. A programação continua no sábado, 30, a partir das 7h30, e cerimônia de abertura às 19 horas. Os jogos ocorreram até segunda-feira, 2 de outubro.

O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e reunirá 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, de 35 escolas representando 7 povos do Estado: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente. 

Serão 11 modalidades, sendo: Arco e flecha, Arremesso de lança, Luta corporal, Corrida 100 metros rasos, Corrida de resistência 2.000 metros, Corrida de resistência 3.000 metros, Corrida com varinha 4x100 metros, Corrida com tora, Cabo de guerra, Natação e Futebol Society. 

O objetivo do JEITs é o fortalecimento da identidade cultural indígena, o intercâmbio e a socialização entre os povos originários do Tocantins, além de incentivar as manifestações esportivas comuns entre as sociedades indígenas. (Matéria atualizada às 15h45min)