Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Ocorre no próximo sábado, 14 de outubro, um fenômeno astronômico conhecido como eclipse anular do Sol - ou, o grande eclipse anular americano -, e o projeto de extensão Astronomia na Praça, do Câmpus Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) organizou um evento para a observação.

Aos que desejarem conferir o grande eclipse anular, com equipamentos adequados, em segurança e acompanhados de estudiosos da astronomia - aptos a explicarem detalhes sobre o fenômeno -, o encontro será no sábado (14), a partir das 15h, no Bloco G do Câmpus. 

Sobre este eclipse

Um eclipse anular do sol ocorre quando o sol, a lua e a terra se alinham e visualmente formam uma espécie de "anel de fogo". Isso porque a maior parte do disco solar fica coberta, e apenas sua "borda" aparece. 

Este eclipse poderá ser avistado a partir de todas as regiões do país, mas, parcialmente. Apenas algumas localidades nas regiões Norte e Nordeste terão a visão completa do evento - sendo o Tocantins uma delas!

Portanto, aproveite a oportunidade para admirar este fenômeno com toda a segurança, lembrando que observar o eclipse solar a olho nu, com óculos escuros, telescópios sem filtros adequados e outros recursos inapropriados pode causar danos imediatos e irreversíveis aos olhos. 

Sobre o projeto

O projeto de extensão Astronomia na Praça, coordenado pelo professor Marcio dos Santos Teixeira Pinto, do curso de Química Ambiental do Câmpus de Gurupi, iniciou-se neste semestre e visa, segundo o professor, difundir o conhecimento de astronomia para o público em geral, mas com foco especial em auxiliar alunos e professores do Ensino Fundamental na compreensão desta ciência.

As atividades do projeto são conduzidas pelo professor Márcio, alguns discentes do Câmpus e outros colaboradores. Acompanhe a página do grupo no Instagram para saber mais.