Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A oficina de Criação e Gestão de Projetos será ministrada pela produtora cultural e jornalista Cinthia Abreu.

A oficina de Criação e Gestão de Projetos será ministrada pela produtora cultural e jornalista Cinthia Abreu. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A oficina de Criação e Gestão de Projetos será ministrada pela produtora cultural e jornalista Cinthia Abreu. A oficina de Criação e Gestão de Projetos será ministrada pela produtora cultural e jornalista Cinthia Abreu.

No cenário cultural brasileiro, a Lei Paulo Gustavo tem se destacado como um importante mecanismo de fomento à cultura e ao entretenimento. Criada em homenagem ao saudoso humorista, a lei oferece incentivos fiscais para projetos culturais nas áreas de teatro, música, cinema e outras manifestações artísticas. Para auxiliar os interessados em desenvolver seus próprios projetos e aproveitar os benefícios desta legislação, o Instituto ECO Nacional vai oferecer oficina de Criação e Gestão de Projetos Culturais a diversos municípios tocantinenses.

A oficina de Criação e Gestão de Projetos será ministrada pela produtora cultural e jornalista Cinthia Abreu, da Companhia A Barraca, que já atua há mais de 20 anos em atividades e gestão de projetos nas áreas de Música, Teatro, Audiovisual e ainda captação de recursos para a área.

O primeiro município a receber a oficina é o município de Colinas do Tocantins, localizado a 276 km de Palmas. A oficina acontece na próxima segunda-feira, 16, a partir das 18 horas. A capacitação é gratuita e os artistas de Colinas interessados em participar devem enviar mensagem para o contato (63) 9 8150-3585 para inscrição e mais informações. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Colinas do Tocantins.

Além do Colinas, também receberão a oficina de Criação e Gestão de Projetos os municípios de Dueré, Buriti do Tocantins, Ananás, Filadélfia, Augustinópolis, Wanderlândia, São Sebastião, Aragominas, Caseara, Babaçulândia, Riachinho, Bernardo Sayão, Paranã, Araguatins, Axixá, Dois Irmãos, Porto Walter, Bandeirantes, Luzinópolis, São Bento, Palmeirante, Goiatins, Recursolândia, Campos Lindos, Carrasco Bonito, Couto Magalhães, Piraque, Lizarda, Araguanã, Brasilândia, Sampaio, Muricilândia e Nazaré.

Capacitação

De acordo com Cinthia Abreu, trata-se de uma oportunidade única para artistas, produtores, gestores culturais e todos aqueles que desejam transformar suas ideias em projetos viáveis e financeiramente sustentáveis, aproveitando os incentivos da Lei Paulo Gustavo.

Durante a oficina, os tópicos abordados incluirão leitura dos editais já lançados, uma visão geral da legislação, seus benefícios e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas culturais; passo a passo para criar um projeto cultural sólido, desde a concepção da ideia até a apresentação formal;

Captação de Recursos: Estratégias para encontrar financiadores e patrocinadores dispostos a apoiar seu projeto cultural; Gestão de Projetos Culturais, desde a concepção até a execução, e muito mais.

Consultoria

As oficinas são contrapartida de atividade de consultoria ofertada pelo Instituto ECO Nacional, que inclui ainda solicitação dos recursos via plataforma TransfereGov, bem como com mapeamento e monitoramento de editais, pareceristas, inscrição de propostas, oficinas e minicursos para sensibilização de artistas, seleção de pareceristas e outros serviços.

O objetivo da consultoria é de garantir o acesso e gestão dos municípios aos valores previstos na Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio de assessoria especializada a gestores e gestoras no Tocantins. A equipe é composta por profissionais de gestão de projetos e trabalha para estimular a adesão e fornecer suporte especializado para a gestão dos editais.

ECO Nacional

Fundada em 14 de Fevereiro de 2002, o Instituto Eco Nacional atua na elaboração e execução de projetos, captações e assessorias nas áreas de saúde, assistência social, meio ambiente e educação, contribuindo assim de mais efetiva para o desenvolvimento dos municípios onde pode atuar.

Cinthia Abreu

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pós-graduada em Comunicação Jurídica Estratégica pela Escola da  Magistratura Tocantinense (Esmat), é jornalista e produtora cultural em Palmas.

É repórter na assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, desde 2014, e presidente de A Barraca Cia de Artes, desde 2015, onde desenvolve projetos nas áreas de Cultura, Educação e Comunicação.