Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Feira da Empreendedora, uma iniciativa da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, está chegando a Gurupi, onde será realizada de 25 a 27, e em Palmas, no dia 27. A ação integra o Projeto Donas do Negócio, que tem como objetivo capacitar e fortalecer mulheres empreendedoras.

Na região Sul do Estado o evento acontece das 8h às 23h no Campus da Unirg. Quinze expositoras de diversos segmentos, como saúde, educação, cosméticos, vestuário e bem-estar, estarão apresentando seus negócios durante a Feira da Empreendedora.

Conforme Maria Duarte, gestora do projeto em Gurupi, o Sicredi estará fornecendo stands estruturados para apoiar as empreendedoras, oferecendo todo o suporte essencial para impulsionar os negócios liderados por mulheres durante o evento. Para ela, a feira é uma oportunidade crucial para impulsionar os empreendimentos femininos, ao mesmo tempo em que oferece espaço e independência para essas empresárias se destacarem no mercado.

"Durante o evento, uma escola de robótica conduzirá uma emocionante batalha de robôs, oferecendo prêmios para os vencedores dos robogames. Além disso, haverá empreendedoras apresentando semijoias exclusivas, serviços de gestão estratégica e uma academia de tênis. A Feira da Empreendedora proporciona uma plataforma abrangente e dinâmica para mulheres empreendedoras locais exibirem e promoverem seus negócios, com o apoio fundamental do Sicredi". 

Em Palmas, a feira está marcada para esta sexta-feira, dia 27, das 18h às 22h, no Complexo Katherine BR010. Com a participação de 20 associadas apresentando seus negócios, o evento promete oferecer não apenas oportunidades comerciais, mas também momentos de entretenimento com música ao vivo e atividades recreativas para toda a família. Segundo Sara Custódio, gestora do projeto, o evento desempenha um papel fundamental para as associadas, especialmente aquelas que estão no início de suas jornadas empreendedoras.

"Para aquelas que estão ingressando no mundo do empreendedorismo, o evento oferece a oportunidade de divulgar seus negócios e impulsionar seus produtos e serviços no mercado, contribuindo para o crescimento da economia local. Vinte associadas estarão apresentando uma variedade de negócios, que vão desde roupas e semijoias até serviços de alimentação inovadores, como vendas de pizzas saudáveis e hambúrgueres gourmet. As quadras de beach tênis e o campo de futebol estarão abertos para todos os presentes. A feira promete proporcionar uma experiência incrível para todos os participantes", destaca.

Este mês, a Feira da Empreendedora também já foi realizada nas cidades de Dianópolis e Porto Nacional.  Em Porto Nacional, o Liquida Empreendedora, realizado na cidade no último dia 06, atraiu 700 visitantes e contou com a participação de 20 expositoras, oferecendo descontos de até 50% em produtos e serviços.

Já em Dianópolis, a Feira da Empreendedora, realizada no último dia 11, reuniu mais de 1500 pessoas e proporcionou uma oportunidade para 26 expositoras apresentarem seus produtos e compartilharem experiências comerciais.

Fortalecimento do empreendedorismo feminino

O Donas do Negócio é uma iniciativa que visa capacitar e fortalecer mulheres empreendedoras, oferecendo apoio e oportunidades de crescimento em suas respectivas áreas de atuação. Atualmente, o projeto está presente em várias cidades do Tocantins, incluindo Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Araguaína, reforçando o compromisso contínuo em impulsionar o empreendedorismo feminino e contribuir para o desenvolvimento das regiões onde a cooperativa atua.

O programa já recebeu reconhecimento internacional no World Council Young Credit Union People (WYCUP), destacando seu papel essencial no fortalecimento do cooperativismo de crédito globalmente.

O projeto disponibiliza uma plataforma digital (donasdonegociosicredi.com.br) que oferece informações atualizadas sobre diversos temas, incluindo cenário econômico, carreira, liderança feminina, inovação e gestão de negócios, juntamente com um jogo interativo de educação financeira para aprimorar as habilidades e conhecimentos das mulheres empreendedoras.