Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Energisa

Foto: Divulgação Energisa

A Energisa prorrogou até o próximo dia 20 de novembro a chamada pública para seleção de projetos para o Programa de Eficiência Energética (PEE). A iniciativa está alinhada com o compromisso de Desenvolvimento Sustentável do Grupo de promover o consumo consciente de energia. Estão disponíveis para o Tocantins R$ 2, 5 milhões, que poderão ser direcionados a infraestruturas de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos do poder público. 

Em chamadas públicas anteriores instituições importantes do Estado foram selecionadas, como o Hospital Geral de Palmas (HGP), Comando Geral da Polícia Militar, Universidade Federal do Tocantins - Campus Palmas, Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguatins, Hospital Regional de Araguaína (HRA), entre outras. Diversas cidades também foram beneficiadas com a chamada, com projetos voltados para a modernização da iluminação pública, com substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED como Palmas, Miracema, Itacajá, Santa Fé do Araguaia e Aparecida do Rio Negro. 

O Programa é realizado pela Energisa e segue as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O envio de propostas e acesso aos editais é feito pela internet por meio do https://lnkd.in/e_zZc88C. A seleção dos projetos aprovados será anunciada em 09 de fevereiro de 2024. Além dos clientes do Tocantins, a oportunidade também está aberta para cliente das distribuidoras do grupo nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. Para todos os estados a chamada pública da concessionária investirá 31 milhões.

De acordo com Analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Júnior, a prorrogação da chamada pública é mais uma oportunidade daqueles que ainda não se inscreveram, de participar. "A concessionária quer fortalecer ainda mais ações de  promoção do uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de consumo. Esperamos que mais clientes possam participar dessa chamada, agora que o prazo foi prorrogado", disse.

A diretora de Gestão e Sustentabilidade da Energisa, Tatiana Feliciano, explica que o mais importante para os proponentes se qualificarem é mostrar que seus projetos vão propiciar maior eficiência energética, seja por soluções tradicionais ou outras mais inovadoras. “O PEE é um programa público importante, operado pelas distribuidoras de energia elétrica e que, na Energisa, está alinhado aos nossos compromissos pela sustentabilidade. Queremos ajudar o Brasil e nossos clientes na transição energética, aplicando soluções que contribuam também com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destaca Tatiana.