Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação BRK Ambiental

Foto: Divulgação BRK Ambiental

“A primeira infância é a etapa principal para o desenvolvimento da vida adulta”, pontuou a diretora de alianças corporativas do Fundo da Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil), Renata Alvarenga, ao defender a importância do investimento social privado como garantia dos direitos da criança. O tema foi debatido durante o I Fórum Estadual de Sustentabilidade do Tocantins, promovido pelo Sebrae e Energisa, entre os dias 20 e 21, em Palmas.

Durante o painel, Renata demonstrou que a pobreza multidimensional, que afeta mais de um bilhão de crianças pelo mundo, reflete nos mais variados aspectos sociais. “A privação de direito começa com a falta de itens básicos como saneamento, educação e moradia. É necessário a atenção de todos os setores para erradicação da pobreza”, pontuou.

O diretor de relações institucionais, sustentabilidade e ESG, e presidente do Instituto BRK, Carlos Almiro, que mediou a discussão, ressaltou o papel do saneamento como item essencial a vida. “Os dados do Trata Brasil mostram que a falta de saneamento na primeira infância gera grandes impactos na formação das crianças, uma vez que são expostas a diversas doenças de veiculação hídrica”, destacou o diretor ao explanar também sobre ações desenvolvidas pela BRK no âmbito social.

O gerente de operações da BRK no Tocantins, Pedro Gobbo, explanou sobre as ações socioambientais da BRK nas comunidades. “Vemos o reflexo do investimento social privado para as comunidades no dia a dia das nossas operações. Incentivo à formação profissional, fomento à renda, e a atividades de educação ambiental fazem parte das iniciativas promovidas pela companhia para o social, além de outras ações de sustentabilidade como programa de redução de perdas de água e projetos tecnológicos para reutilização sustentável de resíduos”, destacou.