Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A prefeita Professora Sussu recebendo a chave de caminhonete, em Palmas/TO.

A prefeita Professora Sussu recebendo a chave de caminhonete, em Palmas/TO. Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza A prefeita Professora Sussu recebendo a chave de caminhonete, em Palmas/TO. A prefeita Professora Sussu recebendo a chave de caminhonete, em Palmas/TO.

O Governo do Tocantins realizou nessa segunda-feira, 18, a entrega de caminhonetes a 38 municípios tocantinenses. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, senadores, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, e prefeitos.

Os veículos entregues aos municípios são destinados ao transporte de famílias em vulnerabilidade social, residentes na zona rural, indígenas e quilombolas, de modo que eles tenham acesso aos serviços socioassistenciais. A compra das 38 unidades de caminhonetes Pickup 4X4 totalizou o valor de R$ 8.599,932,00, e foi realizada com recursos oriundos  do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, e indicados pelo senador Eduardo Gomes.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de se manter o diálogo para firmar parcerias importantes com o Senado e a Câmara dos Deputados em Brasília/DF. “O Tocantins é grande e muito diverso e nós precisamos dessa união para levar progresso a todos os 139 municípios do estado”, salientou Wanderlei ao destacar as caminhonetes doadas à Setas e entregues aos municípios.

Dentre os municípios contemplados está Lizarda do Tocantins, cidade localizada a 270 km de distância de Palmas. Na oportunidade, a prefeita professora Sussu recebeu as chaves, disse que administra um município com área muito extensa e que o veículo vai possibilitar um melhor atendimento às muitas pessoas que dependem dos serviços socioassistenciais.

Presente, o gestor da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, ressaltou o momento especial para a assistência social do Estado e salientou a possibilidade da ação do Programa Calha Norte chegar a outros municípios. “É muito importante vivermos esse momento, com a assistência social sendo agraciada com veículos de boa qualidade para levar os serviços de atenção às comunidades, muitas vezes, isoladas. Neste primeiro momento são 38 municípios, com possibilidade de expandir a ação para mais municípios”, disse. 

Além do transporte de pessoas, os veículos também deverão ser utilizados para auxiliar na distribuição de alimentos da agricultura familiar até as centrais de abastecimentos. Esses alimentos são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Mais Contemplados

Prefeitos e representantes dos municípios contemplados, após participarem do evento oficial no auditório do Palácio Araguaia, compareceram à Setas para receberem as chaves e os documentos dos veículos, que já foram todos entregues.

O prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Noleto, disse que a caminhonete vai auxiliar na melhoria dos trabalhos socioassistenciais. “Temos 14 comunidades rurais em nosso município e a aquisição deste veículo vai fortalecer esse trabalho de atendimento às comunidades mais vulneráveis”, ressaltou.

A Associação Comunitária de Ananás (ACA) foi contemplada com uma das caminhonetes, e a representante da entidade, Eliomar Santiago, falou dos benefícios do veículo no atendimento aos que necessitam de transporte. “É um veículo que vai viabilizar nosso trabalho em todas as áreas, já que atuamos em várias localidades próximas”, enfatiza.

Os 38 municípios contemplados são: Aparecida do Rio Negro, Aliança do Tocantins, Ananás, Araguaçu, Arapoema, Augustinópolis, Babaçulandia, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Carmolândia, Buriti do Tocantins, Gurupi, Santa Rosa do Tocantins, Itacajá, Lageado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Muricilândia, Nazaré, Nova Olinda, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Palmeiras do Tocantins, Paraíso, Pequizeiro, Porto Nacional, Rio dos Bois, Sana Fé do Araguaia, São Felix, Silvanópolis, Talismã, Tocantínia, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá. 

Programa Calha Norte

O Programa Calha Norte transfere recursos orçamentários, de forma direta para as Forças Armadas e por intermédio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os estados, ou os municípios abrangidos em sua área de atuação para atendimento de projetos de infraestrutura básica e aquisição de equipamentos.

(Foto: Carlessandro Souza)