Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSPTO

Foto: Dicom SSPTO

Uma ação conjunta de combate à criminalidade, no âmbito da Operação Paz, realizada na tarde dessa terça-feira, 19, pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) com apoio da Polícia Civil do Maranhão, resultou na localização e prisão de um homem de 53 anos que é apontado como o principal suspeito de matar o próprio sobrinho, no ano de 2011, em Araguatins. 

Comandada pelo delegado-chefe da 10ª Delegacia, Teofábio Alves Siqueira, a captura do foragido da Justiça ocorreu depois que a equipe investigativa da unidade policial de Araguatins conseguiu localizar o paradeiro do indivíduo, de iniciais F.M.C, na cidade de Grajaú (MA). 

A prisão ocorreu mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Araguatins, após representação da Polícia Civil. “Após compartilhamento de informações com a Polícia Civil do estado vizinho, foi possível fazer a captura desse indivíduo, contando com apoio de policiais civis de Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra, pontuou o delegado Teofábio. 

O crime

Conforme apurado durante as investigações, na noite do dia 17 de abril de 2011, o autor, acompanhado por familiares, estava passando em frente à residência da vítima, localizada no Projeto de Assentamento Califórnia, quando em determinado momento puxou violentamente pelo braço, uma sobrinha que caminhava com eles e a arrastou para uma região de mato onde começou a brigar com ela. 

“Nesse momento, ao ouvir os gritos de socorro da prima, o jovem Geremias dos Santos Alves, saiu da rede em que estava na casa e foi tentar defender a prima e repreendeu seu tio, o qual sacou uma faca e desferiu um golpe no rapaz que mesmo socorrido, não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito”, ressaltou a autoridade policial. 

Preso, o homem foi conduzido até a Delegacia de Grajaú e após os procedimentos legais cabíveis, recolhido à Cadeia Pública daquela cidade, onde aguardará manifestação do Poder Judiciário da cidade de Araguatins, para onde deve ser recambiado. 

Para o delegado Teofábio, trata-se de uma prisão muito significativa, pois o homicídio que vitimou Geremias foi cometido por motivo fútil e ainda de modo que dificultou a defesa da vítima. “Após os fatos, F.M.C. fugiu para evitar a persecução penal e desde então era procurado pela Polícia Civil. Sua prisão é a resposta da Polícia Civil para a sociedade araguatinense é uma satisfação à família da vítima, que morreu ao tentar defender sua prima”, disse. (SSP/TO)