Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Todo mundo sabe que a necessidade de planejamento é uma realidade, mas como alcançar uma rotina organizada em meio às contas básicas e o orçamento apertado? Essa matemática adentrou a vida da funcionária pública Ana Paula dos Santos Carvalho, 29 anos. Ela relata uma verdadeira transformação em sua vida financeira após fazer um curso de gestão financeira realizado pelo Sebrae Tocantins em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

“A capacitação foi um divisor de águas. Agora consigo tomar decisões cada vez mais assertivas e, consequentemente, maximizar os resultados financeiros. O curso despertou em mim uma questão importante, que a maioria das pessoas não dá valor, que é a educação financeira”, completa.

Na prática, a funcionária pública conta que adotou como hábito as anotações das receitas e despesas de sua casa, além de gastos básicos e pessoais. “E então comecei a fazer uma reflexão do que eu preciso comprar e do que é realmente necessário para determinado momento. Esse exercício me ajudou a olhar o meu dinheiro de outra forma, com mais amor e cautela”, diz.

Ana Paula faz parte de um universo de 420 inscritos, entre servidores do IFTO e professores de escolas municipais e estaduais, que realizaram o curso Gestão de Finanças Pessoais, aplicado EAD, em 40 horas, em várias cidades do Tocantins, com mentoria e consultoria do Sebrae. 

De acordo com o analista do Sebrae, Francisco Ramos, o objetivo principal do curso é capacitar os participantes para que eles tenham a possiblidade de alcançar o controle ou até mesmo a independência financeira. Segundo ele, o curso ainda está disponível na plataforma para conclusão de forma assíncrona (sem o professor), até o final de fevereiro. 

O analista ainda informa que dentre os participantes que finalizaram o curso, 70,59% conseguiram adotar um orçamento, 58,82% melhoraram sua gestão financeira pessoal e 50% tiveram êxitos em conseguir fazer uma reserva de emergência. 

O analista ainda indica que para administrar as finanças pessoais, é necessário um controle muito bem-organizado e disciplina para acompanhar tudo o que entra e tudo o que sai da sua conta. Por isso, o especialista frisa que algumas questões são importantes quando o assunto é poupar. “Entre esses itens estão: identificar a origem das dívidas; controlar entradas e saídas com uma planilha; planejar o uso do cartão de crédito; manter atenção nas dívidas caras e, claro, ter uma reserva de emergência”, aconselha. (Sebrae/TO)