Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Fabiano Kenji é secretário de formação política do PT em Gurupi.

Fabiano Kenji é secretário de formação política do PT em Gurupi. Foto: Divulgação @prof_fabiano_kenji

Foto: Divulgação @prof_fabiano_kenji Fabiano Kenji é secretário de formação política do PT em Gurupi. Fabiano Kenji é secretário de formação política do PT em Gurupi.

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fabiano Kenji Nohama confirmou seu nome na disputa ao cargo de prefeito de Gurupi. Secretário de formação política do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), o educador já conta com plano de governo que será aperfeiçoado ao longo da pré-campanha - levando em consideração sugestões recebidas da população no período. 

O plano de governo divulgado pelo professor Fabiano Kenji reforça valorização à classe trabalhadora e acesso a direitos básicos como moradia, saneamento básico, educação e saúde. Dentre as metas, estão: respeito nacional ao magistério da educação; expansão dos serviços de saúde com qualidade para os setores da periferia; adequação das alíquotas dos impostos municipais em faixas progressivas, diminuindo a cobrança para as faixas de menor renda; expansão de zonas comerciais em setores da periferia; revitalização da zona industrial do município; apoio à reforma agrária; revisão dos contratos de água e saneamento básico; programas de auxílio e capacitação de pessoal para atender a população em situação de vulnerabilidade, dentre outras propostas. O plano preliminar pode ser conferido em anexo no final desta matéria. 

Quem é Fabiano Kenji 

Fabiano Kenji Nohama cresceu no sítio de seu pai, pequeno agricultor em Piedade (SP). Após o ensino médio, estudou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde obteve o título de doutor em Física em 2008. Desde 2010 ele trabalha como professor e cientista da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi, com publicações em revistas internacionais, além de participação em eventos nacionais e internacionais. No sindicato de professores da UFT (SESDUFT), participou nas manifestações em defesa da educação e atuou como representante docente no Conselho Superior da Universidade. É presidente da SESDUFT no biênio 2022-2024. 

Militante do PT pela bandeira da Educação e Saúde públicas, gratuitas e de qualidade, foi candidato a deputado estadual em 2018 e a vereador em Gurupi em 2020. Atualmente é secretário de formação política do PT em Gurupi.