Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

A juíza Odete Batista Dias Almeida assumiu, nesta semana a Coordenadoria da Cidadania da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS). A Portaria nº 354/2024, que designou a magistrada para o cargo, foi publicada no último dia 9 de fevereiro (Diário da Justiça 5582).

Presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto) nos biênios 2020/2022 e 2022/2024, a magistrada atualmente é a primeira vice-presidente da Associação. No âmbito do judiciário, trabalhou como juíza substituta na comarca de Gurupi, nas áreas cíveis e na área de fazenda pública. Em Palmas, atuou nas áreas de família e no Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom). Atualmente, está lotada na vara de Execuções Penais.

"Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos à desembargadora Maysa pela confiança depositada em mim. Estou extremamente otimista em relação às expectativas futuras e ansiosa para contribuir e colaborar com os projetos já em andamento, assim como com as iniciativas da Corregedoria que visam fortalecer nosso compromisso com a responsabilidade social”, ressaltou a magistrada.

Ao receber a coordenadora, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância da atuação da Cocid para o Judiciário e frisou a relevância dos trabalhos que vêm sendo realizados. “A dra. Odete chega para somar e dar continuidade aos projetos já executados, de forma impecável, pelo dr. Arióstenes, a quem agradeço por toda a dedicação ao longo do nosso primeiro ano de gestão, quando acumulou as funções de juiz auxiliar e coordenador da Cocid. O trabalho da coordenadoria é fundamental para que a justiça chegue a todas e todos por meio da promoção da cidadania ”, disse a corregedora. 

Sobre a Cocid

A Coordenadoria da Cidadania (Cocid) é uma unidade da Corregedoria, criada em 2017, com o objetivo de desenvolver ações e projetos capazes de mobilizar, articular, coordenar e assegurar o fortalecimento da cidadania, além de implementar e desenvolver métodos que contribuam para a solução dos conflitos judiciais.

A coordenação é responsável pela realização de projetos como Pai Presente, que incentiva o reconhecimento de paternidade; Justiça Terapêutica, com foco na reintegração social de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool ou drogas; além de ações voltadas à garantia de direitos aos povos indígenas, respeito aos idosos, enfrentamento ao racismo e pela igualdade de gênero. (TJ/TO)