Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para celebrar a riqueza do cerrado e destacar a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento econômico das comunidades locais, o Sebrae Tocantins realiza em Divinópolis o I Festival do Buriti e Feira das Mulheres Agroextrativistas. O evento, que ocorrerá nos dias 23 e 24, das 8h às 22 horas, tem a proposta de levar inovação e engajamento para as artesãs locais.

Com a participação de aproximadamente 100 expositores, incluindo associações, feirantes, agricultores familiares, artesãos e participantes do Programa Força Mulher, a iniciativa oferece uma oportunidade para fortalecer e valorizar os produtos dos expositores da região.

Renata Moura, gerente do Sebrae em Paraíso do Tocantins, pontua que a instituição desempenha um papel fundamental ao apoiar as comunidades e diversos empreendedores que trabalham à base do buriti e demais matérias primas oriundas da região do Vale do Araguaia. “O festival será um marco na promoção da sustentabilidade, valorização da cultura local e desenvolvimento econômico das comunidades do cerrado tocantinense”, conclui o presidente. 

A gestora ainda menciona que a feira valoriza as comunidades em relação ao potencial do fruto do Buriti e dos produtos da sociobiodiversidade, além de destacar os cuidados essenciais para preservação do ecossistema. “Além disso, o evento propõe o desenvolvimento da culinária local, fortalecimento da preservação ambiental e benefícios econômicos, por meio da geração de renda para as comunidades envolvidas”, completa.