Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) já vacinou 480 crianças contra a dengue. No entanto, para ampliar o alcance da imunização, é imprescindível que os pais e responsáveis estejam atentos à caderneta de vacinação das crianças, mantendo-a sempre atualizada. Esses números referem-se aos dias 28 e 29 de fevereiro, 1º, 2 e 4 de março de 2024. Na Capital, a vacinação começou no último dia 28 de fevereiro. 

Neste primeiro momento, a vacina está disponível  em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas para crianças de 10 e 11 anos. O cronograma de aplicação da vacina Qdenga é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para tomar o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável, com documentos pessoais e o cartão de vacinação. Não podem tomar a vacina gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência. Para aqueles que tiveram a doença recentemente, é necessário um prazo de seis meses para aplicação da dose. 

Além da disponibilização de doses nas Unidades de Saúde, a Semus prepara ações extramuros, ou seja, fora das unidades, em horários alternativos e em locais com grande circulação de pessoas. 

Casos suspeitos

Nesta terça-feira, 5, a Semus publicou o mais recente Boletim Epidemiológico das Arboviroses, referente às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março foram registrados 306 casos suspeitos de dengue, o que representa uma redução de 6,6% no número de casos em comparação ao boletim anterior, que teve 372 casos. Também foram registrados 56 casos suspeitos de chikungunya e 22 de zika em Palmas.