Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

Com o objetivo de manter o controle sanitário dos rebanhos visando à abertura de novos mercados, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que as propriedades que enviarão animais de produção para leilões e/ou abates, no início de maio, deverão antecipar a declaração de informações pecuárias a partir da próxima segunda-feira, 22. 

A campanha estadual de declaração para os demais públicos inicia no dia 1º e segue até 31 de maio. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explica que a antecipação da declaração de informações pecuárias se dá porque, a partir do dia 1º de maio, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará condicionada à realização da declaração. “A Adapec entendeu que estes produtores que levarão animais para leilões ou abate nos primeiros dias do mês de maio precisam de fazer esta antecipação para não causar um transtorno e até prejuízos econômicos,” ressalta João Eduardo.

Campanha

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressalta que a declaração e atualização das informações pecuárias são essenciais para o sistema de defesa sanitária do Tocantins. “A atualização dos dados é importante para o trabalho de controle e prevenção de doenças que é executado pela Adapec, por isso, conclamamos todos os produtores rurais a atualizarem as informações de todas as espécies animais existentes nas suas propriedades, tais como bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos,” pontua o presidente.

Para fazer a declaração de informações pecuárias, o produtor deve ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário. Quem deixar de declarar as informações sobre todas as espécies de animais, pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Vigilância no campo

Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec está realizando no Tocantins um estudo soroepidemiológico para comprovação da ausência de circulação viral da febre aftosa. São 1.171 animais envolvidos no estudo, de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

Dados

Na última campanha, em novembro de 2023, foram contabilizadas 115.924 declarações de explorações pecuárias, um índice de 96,1%. Já o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) chegou a 11.324.395 cabeças. As demais espécies registraram: 191.430 suínos; 89.459 ovinos; 9.830 caprinos; 192.408 equídeos e 1.889.710 de aves de subsistência.