Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Acontece no sábado, 20, das 8 às 17 horas, o Dia D de vacinação contra a dengue, em Palmas. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) vai abrir a sala de vacina de dez Unidades de Saúde da Família (USF), de norte a sul da Capital, para oportunizar a imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Também estarão disponíveis os imunobiológicos de rotina para as demais faixas etárias.  

A vacina contra a dengue já entrou no calendário de rotina e o esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para quem teve a doença recentemente, é necessário um prazo de seis meses para aplicação do imunizante. Gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência também não podem tomar a vacina.

Ampliação

A diretora de Vigilância da Semus, Meire Pereira, explica que a faixa etária da aplicação da Qdenga vai permanecer entre 10 e 14 anos. Isso porque Nota Técnica de recomendação do Ministério da Saúde (MS) orienta a ampliação apenas para os locais em que possuem vacinas com prazo de validade até 30 de abril de deste ano e Palmas não atende estas condições. 

Locais de vacinação

USF da Arne 53 (406 Norte) 
USF da Arno 44 (409 Norte)
USF Francisco Júnior (Arso 41 - 403 Sul)
USF Valéria Martins Pereira (Arse 122 - 1206 Sul)
USF Liberdade (Jardim Aureny III)
USF Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I)
USF Jardim Taquari 
USF Morada do Sol 
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande).