Uma reunião para apresentar detalhes sobre o desenvolvimento do projeto de sinalização náutica, resultado da articulação do Conselho de Turismo da Fecomércio (Cetur) e parceiros, foi realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio) nesta sexta-feira, 29. A agenda foi planejada para apresentar atualizações para os prefeitos eleitos e reeleitos dos munícipios que integram a área de abrangência e angariar apoio de autoridades para o investimento de recursos.
Presente na reunião, a senadora e líder da bancada federal, Professora Dorinha Seabra Rezende (UB), identificou o potencial do projeto e se comprometeu a além de destinar recursos, ampliar o alcance e visibilidade entre os demais integrantes do grupo. “Tive a oportunidade de ver todo o material em uma apresentação detalhada e é realmente muito importante potencializar essa riqueza que é o lago, em um processo de apropriação com planejamento. O avanço do projeto e ao mesmo tempo da iniciativa tem uma importância estratégica para a qualidade de vida, para as condições de ocupação do lago e ao mesmo tempo de toda a cadeia produtiva que com certeza colocará o Tocantins em outro patamar”, disse.
O presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, agradeceu o empenho da senadora reforçando o impulsionamento que será proporcionado ao Tocantins. “O resultado dessa proposta certamente dará ao Tocantins novas possibilidades para movimentar a economia. Precisamos do esforço da senadora Dorinha como líder e da bancada toda para conseguir os recursos que vão viabilizar a execução dessa obra”.
Júnior Bandeira, prefeito de Lajeado e presidente Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins, também intercedeu pelo apoio da bancada. “O consórcio está aqui para abraçar esse projeto e pedir para a senadora que dialogue com as entidades e todos os parceiros, para que, conhecendo mais o projeto possam disponibilizar os recursos para que seja feita a implantação daquilo que a Marinha aprova no projeto de maneira tão ágil”.
A sinalização náutica pretende transformar o Lago em um atrativo turístico estruturado e que ofereça segurança para os turistas e para a população local. O plano viabiliza um ordenamento do uso do lago para as diversas atividades, entre elas lazer e turismo, pesca esportiva e aquicultura bem como atrair a indústria náutica. São parceiros o Governo do Tocantins, Marinha do Brasil, CI-Lago, Sociedade Amigos da Marinha Tocantins, PMW Convention & Visitors Bureau, Abav-TO, Abih-TO, Abrasel-TO e Abrajet.
Aprovado pela Marinha
O presidente da Cetur, Marcelo Perim, responsável pela apresentação, atualizou o desenvolvimento do projeto informando que ele foi aprovado pela Marinha e que em decorrência disso, as próximas etapas já serão iniciadas, “expandindo gradativamente”. A informação foi reiterada pelo Capitão-tenente Rafael Torres, que representou o Capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins, Guilherme Chagas. “Trouxe a novidade da aprovação do projeto, e agora a gente espera que ele seja tocado com o apoio da senadora. Acreditamos no sucesso e no desenvolvimento do estado do Tocantins”, anunciou.
Também participaram da reunião a diretora regional do Sesc-TO, Alexandra Bramatti, a gerente comercial do Senac-TO, Lúcia Córdula, a secretária executiva do Turismo, Jocélia Costa, José Roberto Fernandes, representando a Fieto, o prefeito eleito de Brejinho de Nazaré, Dr. Murilo Luiz, o presidente da Abrajet, Luiz Pires, Marcos Koche, presidente da Abih-TO, Ilza Correa, vice-presidente da Associação Palmas Convention, Professora Vânia, vice-prefeita eleita de Miracema, Carlos Eduardo, vice-prefeito eleito de Palmas, o prefeito em exercício de Porto Nacional, Joaquim Carvalho e Aline Moraes, representando a cidade de Ipueiras