Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 13, o deputado César Halum (PPS) foi contundente na defesa do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) contra as acusações proferidas pela senadora Kátia Abreu (DEM).

O deputado teceu críticas à senadora no que se refere a auxílio aos produtores rurais - principais focos do trabalho da democrata -, afirmando que a senadora deveria dar maior apoio a esses produtores, “ao invés de financiar escolas de samba no Rio de Janeiro”, disse. Halum acusou Kátia Abreu de estar utilizando dinheiro da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da qual ela é a presidente, para tais financiamentos.

Halum afirmou que a senadora deveria analisar melhor seus aliados políticos, lembrando que Kátia Abreu “defende” a ex-secretária de educação, Dorinha Seabra. O deputado destacou que, enquanto ocupava a pasta da Educação no Tocantins, Dorinha teria tentado a compra de 10 mil computadores supervalorizados e de empresas ligadas a seu marido.

Halum ainda afirmou que a senadora considera seus aliados como “copos descartáveis, que ela usa e joga fora”, destacou, lembrando que Kátia Abreu tinha em José Augusto Pugliese, presidente do Itertins, um de seus maiores aliados políticos. O parlamentar do PPS ainda questionou a veracidade das acusações da senadora democrata perguntando “onde estão as provas? Ela (Kátia Abreu) não pode vir raramente ao Estado, chegar, acusar todo mundo e ir embora”, disse.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, Halum informou que irá sugerir a criação da CPI da terra no Tocantins, para poder investigar as acusações que Kátia Abreu fez contra o Itertins - Instituto de Terras do Tocantins.

Marcelo Lelis

O deputado Marcelo Lelis (PV) afirmou que ainda não teve tempo de analisar com maior profundidade as acusações senadora Kátia Abreu contra o governo. O deputado, no entanto, afirmou que a democrata “não iria dizer alguma coisa sem embasamento” e que ainda pretende conversar com a senadora para apurar as acusações.

(Atualizada às 12h32)