Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ex-governador Siqueira Campos pode sofrer a segunda derrota consecutiva

Ex-governador Siqueira Campos pode sofrer a segunda derrota consecutiva Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ex-governador Siqueira Campos pode sofrer a segunda derrota consecutiva Ex-governador Siqueira Campos pode sofrer a segunda derrota consecutiva

Pesquisa publicada pelo Portal UOL Notícias e realizada em todos os estados brasileiros sobre a intenção do eleitorado para o governo em 2010 nos respectivos estados, mostra que, no Tocantins, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB) já não é mais aquele bicho-papão de outrora.

Derrotado em 2006 com aperto pelo ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), Siqueira, naquela oportunidade, vinha de uma intenção de votos superior a 70% no ano anterior (2005). O peemedebista de forma articulada foi arregimentando o eleitorado e virou o jogo, impondo uma derrota marcante a Siqueira Campos e que fundou um novo momento histórico no Tocantins com maior liberdade política.

Conforme os dados divulgados desta feita, a pesquisa, na modalidade estimulada – quando o eleitor escolhe o candidato a partir de uma lista de nomes que lhes é apresentada –, aponta que 31% votaria em Siqueira na próxima eleição de 2010. O número, como vê, é bem inferior aos mais de 70% que Siqueira detinha em 2005. Como agora, também um anterior à eleição.

A pesquisa divulgada pelo UOL mostra, que, na sequência de Siqueira, vem a senadora ruralista e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu (DEM), com 23% das intenções de voto, seguida pelo atual governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), com 16% e Raul Filho (PT), com 14%.

Em outro cenário, com a presença do senador João Ribeiro (PR) disputando no lugar de Carlos Gaguim, Siqueira aparece com 33%, seguido da senadora ruralista com 27%, Raul Filho com 16%, e o senador republicano com 10%.

Carlos Gaguim

A pesquisa ainda mostra que a avaliação positiva do governador Carlos Gaguim vem subindo. A pesquisa levantou que no período entre 18 e 20 de novembro de 2009, 32% avaliaram o governo como ótimo e bom, enquanto em 30 de setembro este índice era de apenas 23%, portanto, uma guinada de 9 pontos percentuais para cima em pouco mais de um mês.

Espontânea

Na modalidade espontânea - quando o eleitor declara espontaneamente seu voto, sem que nomes lhes sejam apresentados - 9% dizem que irão votar em Siqueira Campos; 4% votariam em Kátia Abreu, 4% no ex-governador Marcelo Miranda (PMDB); 4% em Carlos Gaguim; 2% em Raul Filho; 2% em João Ribeiro, 1% no deputado estadual Marcelo Lelis (PV). Outros 2% disseram outros nomes, já os indecisos ou que votariam em branco, nulo ou nenhum somam 63%.

A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais e foi feita entre os dias 18 e 20 de novembro, quando o instituto Ipespe ouviu 500 pessoas. Foi também publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no último sábado, 26.

Confira aqui a íntegra da pesquisa