Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O partido progressista decidiu nesta segunda-feira, 15, por unanimidade, durante reunião realizada na Câmara Municipal de Palmas, no sentido de procurar através da sua direção, o PSDB do ex-governador Siqueira Campos para discutir a coligação visando as eleições de outubro. A direção deixou claro, entretanto, que a convenção partidária de julho é soberana e poderá mudar de posição desde que venha ocorrer "algum problema".

O partido também aprovou por unanimidade que a sigla deverá postular uma vaga na composição da chapa majoritária com o PSDB. Ficou definido que o nome a ser apresentado para participar da majoritária seja escolhido por meio de pesquisa. O nome da ex-prefeita de Araguaina, Valderez Castelo Branco, foi lembrado por diversas lideranças como o nome ideal para compor a majoritária.

Durante a reunião, o deputado estadual Raimundo Palito que já havia declarado apoio à candidatura à reeleição do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) na semana passada, reafirmou sua posição. Ele reforçou que faz parte da base do governador e se ele for à reeleição estará com ele.

O deputado Palito, que deixou a reunião antes do final, foi criticado por ter tomado uma decisão “antipartidária”. Foi defendida sanção partidária contra o pepista.

Ao final da reunião, o presidente da executiva estadual do PP, deputado federal Lázaro Botelho, pediu o apoio da militância do partido para sua candidatura à reeleição. Segundo ele, espera contar com apoio do partido em todo Estado uma vez que foi o único que se apresentou como candidato a deputado federal.