Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os interessados em participar da seleção dos novos diretores escolares da rede estadual de ensino terão mais um prazo para participar do processo de escolha. A Seduc - Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins prorrogou para o dia 10 de agosto o período de inscrição. O candidato deverá se inscrever na Diretoria Regional de Ensino a que está vinculada a unidade escolar para qual deseja concorrer. A princípio, o prazo se encerraria nesta sexta-feira, 13.

O processo de seleção acontecerá em quatro etapas, que vai desde a inscrição, apresentação de plano de trabalho, prova escrita, entrevista com candidatos e a análise de títulos. Os novos diretores farão uma espécie de pacto de gestão, onde serão estabelecidas metas quantitativas e qualitativas para cada escola, com base nos dados de aprovação e reprovação, abandono, resultados da Prova Brasil e Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ou seja, cada gestor se comprometerá com o alcance gradativo dos resultados.

Com a prorrogação, a data da prova escrita também foi alterada, passando do dia 3 de agosto para o dia 10 de setembro de 2007.

Essa mudança é uma das etapas para a implantação do modelo de processo seletivo por meio da eleição direta. Para a secretária da Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, o objetivo final desta primeira modificação na seleção para diretores é a democratização da gestão educacional, onde a descentralização das decisões se fortalece mais uma vez na educação.

Documentos

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar duas fotos 3X4, iguais e recentes, e os originais e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título Eleitoral com o comprovante de votação da última eleição (dos dois turnos) ou o comprovante da respectiva justificativa eleitoral, penúltimo ou último contracheque e o diploma ou comprovante de conclusão de curso de Nível Superior, Licenciatura ou Bacharelado, entre outras declarações. O edital está disponível no site: www.seduc.to.gov.br.