Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ezequias Araújo

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 17, no Palácio Araguaia, o governador Carlos Henrique Gaguim deu mais um importante passo para a industrialização do Estado.

Gaguim conversou com o empresário chinês Richard Chang, acompanhado dos assessores Titus Liu e Paulo Lú, além do empresário Tom Lira (General Optical), visando acertar os detalhes de implantação do projeto de indústrias de lâmpadas LED e de placas de captação de energia solar no Tocantins, a partir da empresa chinesa Sinergy, que faz parte do grupo Semiconductor Manufacturing International Corporation (Smic).

A conversa com os chineses teve início em viagens do governador Carlos Gaguim à China onde se encontrou com Chang para o investimento do grupo no Estado. “Estas negociações não são de agora, pois nas duas vezes em que fui à China nós pudemos conversar sobre o nosso interesse em receber as indústrias e o desejo dele de investir no Tocantins.

Além de gerar emprego e renda, teremos o que há de mais moderno em iluminação pública com a implantação destas indústrias no Estado. Certamente, o próximo governo dará prosseguimento a tudo isto”, afirmou Carlos Gaguim.

De acordo com Richard Chang, presidente mundial da multinacional chinesa Smic, o tempo de implantação das indústrias depende das normas brasileiras para que elas ocorram, mas a vontade dele é que tudo se inicie logo. “Este é um momento de planejamento e estudo. Nós dependemos das leis brasileiras, das autoridades locais, porque este tipo de projeto ainda é novo aqui. De qualquer maneira, acreditamos que tudo esteja finalizado no próximo ano”, disse Chang.

Ainda segundo Chang, o local de instalação da indústria e o investimento no negócio ainda estão sendo definidos. “Só podemos afirmar, no momento, que o investimento será alto, algo envolvendo dezenas de milhões de dólares, pois tudo dependerá da logística estudada e os rumos a serem determinados. Já em relação aos empregos, nós acreditamos que viremos a gerar de 500 a 1.000 vagas diretas”, falou o empresário.

Presença no Tocantins

A Sinergy já vem investindo no Estado, conforme explica o assessor e sócio da empresa no Brasil, Titus Liu. “Nós já possuímos investimentos aqui, como na venda de câmeras digitais, cartões de memória, placas de computador e umidificadores de ar, totalizando algo perto de 3 milhões de dólares aplicados.

Com a montagem das indústrias queremos deixar de somente distribuir para, principalmente, fabricar produtos neste Estado”, conta Liu. Placas de captação solar Titus Liu revelou, também, que dentro das próximas semanas deve ser implantado, de forma experimental, um projeto de utilização de placas solares no Tocantins que possibilitam um menor gasto com a iluminação do ambiente escolar. De acordo com Liu, serão implantados três kits em três escolas públicas escolhidas pelo Governo do Estado.

Fonte: Secom