Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Metacortex Consultoria e Modelação de Recursos Naturais S.A é uma empresa lider de mercado na Espanha e Portugal. De acordo com Renato Giraldi de Melo, diretor-executivo (CEO) da Metacortex do Brasil, a usina terá capacidade para produzir 100 milhões de litros de biodiesel por ano e utilizará como matérias-primas girassol e pinhão-manso. O grupo de investidores associado ao projeto também avalia o potencial de produção do biocombustível a partir do babaçu. Para tanto, a consultoria tem intermediado a negociação com produtores locais – incluindo agricultores familiares – para garantir o fornecimento de matérias-primas.

Os recursos, de acordo com Giraldi, virão de um pool de investidores, formados por fundos private equity – que preferem manter seus nomes em sigilo – e pela empresa GlobalAgri, de São Paulo. Com operações nos segmentos de bioenergia, pecuária e fruticultura, e faturamento anual de US$ 100 milhões, a GlobalAgri controla a Biovector S.A., que opera na produção de biodiesel.

O grupo tem forte atuação em São Paulo, Tocantins e no Amazonas, onde mantém projetos para fomento e utilização do biodiesel, por meio de reciclagem de gorduras e frituras. A companhia também realiza projetos de produção do biocombustível em sistemas isolados, com vistas à geração de energia elétrica. "Essa parceria consolida nossa atuação no processo de formação da cadeia dos biocombustíveis, que está em franca expansão no Brasil", observa Giraldi.

Perfil

A Metacortex é uma organização especializada na prestação de consultorias nas áreas florestal, agrícola, pecuária e bioenergética. Seu foco de trabalho consiste em realizar estudos precisos de viabilidade de negócios e projetos de estruturação para usinas de etanol e biodiesel, além de promover parcerias de longo prazo com importantes fundos de investimentos e investidores privados.

Com uma estrutura societária formada por investidores brasileiros, portugueses e espanhóis e o Grupo Espírito Santo (GES), o Grupo Metacortex aposta fortemente no Brasil e pretende usar as operações aqui estabelecidas como plataforma para sua atuação na América Latina.

Da redação com informação da Fator Brasil