Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Em uma carta ao New England Journal of Medicine, eles disseram que um paciente atingido por um raio quando usava seu iPod sofreu queimaduras e teve problemas de audição. O paciente, que estava fazendo jogging durante a tempestade, sofreu queimaduras no peito e nas pernas. Os médicos dizem que o seu suor e os fones de ouvido ajudaram a canalizar a eletricidade.

Especialistas dizem que sozinhos, os aparelhos eletrônicos, como por exemplo, music players ou telefones celulares, não atraem raios. Mas no caso do paciente de Vancouver, "a combinação de suor e fones de ouvido de metal direcionaram a corrente elétrica para e através da cabeça do paciente", escreveram os médicos Eric J. Heffernan, Peter L. Munk e Luck J. Louis do Hospital Geral de Vancouver.

Tímpanos

A mandíbula do paciente quebrou, provavelmente por causa de uma contração muscular, de acordo com os médicos. A corrente elétrica que passou pelos fones de ouvido levou o ar dentro deles a se aquecer e expandir, criando ondas de pressão que romperam os tímpanos.

A eletricidade extra que passou pela fiação do music player do paciente provocou queimaduras de segundo grau no peito e perna esquerda. Além disso, testemunhas dizem que o paciente foi lançado cerca de 2,4 metros no ar depois que o raio o atingiu, segundo os médicos.

O incidente ocorrido há dois anos, deixou o paciente com menos de 50% de capacidade auditiva em ambos os ouvidos. Já foram registrados vários outros casos de pessoas com queimaduras e perda da audição depois de atingidas por um raio quando usavam seus music players

Fonte BBC Brasil