Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Uma das dúvidas mais comuns de usuários de Live Messenger, comunicador instantâneo da Microsoft, é como descobrir quem lhes "bloqueou" em seu cliente. A informação não é exibida pelo cliente oficial, e sites na Internet apareceram afirmando que conseguem descobrir quem bloqueou quem. Para informar isto, os sites pedem o login do passport e a senha. Mas a informação de bloqueio não pode ser obtida com o login do usuário bloqueado, apenas por aquele que o bloqueou, e a informação exibida pelos sites pode ser obtida sem o auxílio de ferramentas adicionais.

Atenção

Jamais digite a senha de um serviço (como o MSN) em um site que não seja o do prestador do serviço em questão.

Um representante do serviço de suporte no Live Messenger informou à Linha Defensiva que não poderia revelar informações detalhadas sobre como o sistema de bloqueio do programa funciona. Mas disse que não é possível que um usuário saiba que foi bloqueado: "Você não pode determinar se um contato o bloqueou no Messenger", disse. Ele apenas informou o que a grande maioria dos usuários do Live Messenger já sabe: "Se um contato na sua lista de contatos estiver sempre offline, mesmo quando ele poderia estar online, é provável que ele o tenha bloqueado".

Sean Egan, líder de desenvolvimento do comunicador instantâneo open source Pidgin, concordou com a Microsoft, mas fez um comentário adicional: "Não há como saber se alguém lhe bloqueou. Só há uma maneira de saber quem tem você na lista ou não".

Quando um internauta digita suas informações de login em um website, aquele website pode armazenar em um banco de dados quais os usuários que ele bloqueou. A única maneira dos sites descobrirem quem bloqueou quem seria cruzando as listas de bloqueio e contatos de todos os usuários, o que significaria que os sites estariam no mínimo ferindo a privacidade de seus usuários. Mas o que se observa é que eles exibem apenas a informação de quem lhe apagou da lista de contatos — algo que pode ser obtido no cliente oficial, tornando os sites um risco desnecessário.

Determinando quem tem você na lista de contatos

Embora não exista uma maneira de descobrir quem lhe bloqueou, há uma maneira de descobrir quem lhe apagou. O Pidgin, mencionado acima, exibe esta informação diretamente na lista de contatos. No cliente oficial, você precisa acessar as opções de privacidade clicando em Ferramentas » Opções e selecionando o item Privacidade.

Ali haverá duas colunas. Estas duas listas são mantidas pelo Messenger além da sua lista de contatos. Uma refere-se às pessoas que podem entrar em contato com você (a da esquerda) e na outra coluna estão as pessoas que você bloqueou. Mesmo que uma pessoa não esteja mais em sua lista de contatos, ela ainda ficará em uma destas listas para que o Messenger saiba se deve entregar ou não as mensagens que ela lhe enviar.

Clicando com o botão direito em um dos itens da lista, você verá algumas opções (veja figura). Se a opção Excluir estiver disponível, é sinal de que a pessoa lhe apagou da lista de contatos. Caso a opção não esteja disponível, a pessoa ainda tem você na lista de contatos dela.

O Live Messenger precisa saber se vai permitir ou bloquear as mensagens que chegam até você. Se alguma pessoa lhe enviar uma mensagem, o servidor do Messenger utilizará essas duas listas (do item Privacidade) para determinar se a mensagem será entregue ou bloqueada. Enquanto o usuário tiver você na lista dele, a rede entende que mensagens poderão chegar e, portanto não irá permitir que você o apague das listas, necessitando que você decida se vai permitir ou negar mensagens vindas dele. É por isso que a opção Excluir só ficará disponível quando aquela pessoa remover você da lista de contatos.

Alternativamente, você pode clicar em Exibir e ver uma lista com todas as pessoas que lhe tem em suas listas de contatos. Se alguém não estiver ali, ele não o tem mais na lista. Note que alguém ainda pode lhe bloquear e manter na lista, ou lhe apagar e não bloquear. O (Bloqueado) que aparecerá em alguns contatos desta lista refere-se a quem você bloqueou e não a quem bloqueou você.

Da redação com informações Linha Defensiva