Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Itaú Cultural, em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins, iniciará nesta segunda-feira, 20, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, em Palmas, o Curso de História da Arte, que abordará desde o movimento neoclássico até a arte contemporânea.

O curso será ministrado dias 20, 22 e 23 de agosto, das 10h às 13h e das 15h às 17h. Cerca de 190 pessoas entre artistas, universitários e gestores de cultura, se inscreveram para participar do curso.

Na aula inaugural desta segunda, a professora Associada de História da Arte na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Maria Elizia Borges, tratará dos antecedentes da arte moderna, do neoclassicismo ao impressionismo e neoimpressionismo, com o curso "Século XIX – Antecedentes da Arte Moderna".

Na quarta-feira, 22, Almerinda da Silva Lopes, mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), abordará as vanguardas do início do século XX, Bauhaus e neoplasticismo holandês; o modernismo no Brasil dos anos 10 aos anos 30; o retorno da figuração nos anos 30 e 40; o expressionismo abstrato nos Estados Unidos nos anos 50, as tendências abstrato-geométricas no Brasil, o concretismo e o neoconcretismo. O tema do curso será "Das Vanguardas às Primeiras Bienais".

Na quinta-feira, 23, a crítica de artes visuais, formada em Jornalismo pela PUC-RS (Porto Alegre) e mestranda em Comunicação pela PUC-SP, Angélica de Moraes, falará sobre a emergência do pop nos Estados Unidos – da liberação de novos materiais às performances e happenings, land art, body art e arte conceitual.

Os temas pelos quais a professora perpassará nesta aula também passam pela análise da arte cinética e do minimalismo; o retorno à pintura nos anos 80, as transvanguardas na Europa e a nova geração brasileira. Ela falará, ainda, das tendências contemporâneas no mundo e no Brasil e da afirmação da fotografia, do vídeo e do filme. O tema será "A Arte Contemporânea: Ontem e Hoje".

O curso será realizado gratuitamente e está estruturado levando em consideração os principais eventos e movimentos artísticos do século XIX até a contemporaneidade.

Fundação Cultural