Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Empresários do setor têxtil e o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, estiveram na manhã desta quarta-feira, 22, em audiência com o governador Marcelo Miranda (PMDB) para tratar da inauguração da primeira fábrica de tecidos do Tocantins, que começa a funcionar em outubro.

A Industria de Tecidos Palmatex S.A. está instalada em uma área de 8,5 mil m2 no Distrito Industrial de Araguaína. Ao lado da industria estará funcionando também a fábrica de PVC, Tocantins S.A., do mesmo grupo. "Isso é muito importante para o Tocantins porque vai fomentar também a criação de um pólo de confecções, incentivando a geração de novos empregos. O governador ficou entusiasmado porque é mais uma indústria para o estado que ajuda a resgatar o compromisso do governo de industrializar o estado e gerar mais emprego", ressaltou Eudoro Pedroza.

"Nós viemos convidá-lo para a inauguração, em outubro, e ele nos disse que falta apenas a confirmação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que também irá participar", disse o presidente da Palmatex, Churcill Cezar Cavalcante. O empresário adiantou também que a outra empresa, a Tocantins Artefatos Plásticos, é considerada a 7ª maior fabrica de tubos de PVC e forros do país.

De acordo com ele, a fábrica de tecidos, inicialmente vai funcionar com a parte dos teares e gerar 110 empregos diretos e 400 indiretos. "Estamos felizes porque esta é a primeira industria têxtil da região Norte do país", disse Churcill, acrescentando que inicialmente a fábrica estará produzindo tecido plano, porque ainda não há a parte de tinturaria. Com a inauguração da indústria o Tocantins passa a abastecer de tecido os grandes produtores de confecções, como Goiás, São Paulo, Santa Catarina e até o Nordeste.

Além do presidente da Palmatex, Churcill César Cavalcante, participaram também da audiência os empresários João Lúcio Lopes Perin e José Cássio Ferraz Silva, além dos diretores da Secretaria da Indústria e Comércio, Iapurê Olsen e Aitimem Salim.

Secom