Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Projeto Palmas Menina, idealizado e elaborado pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, se classificou em 3º lugar entre os 56 projetos classificados em todo o Brasil, que receberão recursos para o próximo ano, do Conselho Federal do Fundo de Direitos Difusos - CFDD.

O Ministério da Justiça, por meio do CFDD, aprovou 56 projetos prioritários que irão receber recursos para o ano de 2008. No total, o Conselho recebeu 3.661 cartas-consulta, o maior número desde a criação do Conselho em 1995. Das propostas apresentadas este ano, 25% são relacionadas ao consumidor, 46% à área do meio ambiente e 29% área outros direitos difusos.

No Tocantins, somente dois projetos foram selecionados, sendo um deles o Palmas Menina. A Sejuves tem um ano para dar início ao projeto, o prazo estipulado pelo Ministério da Justiça começa a contar a partir de janeiro de 2008. No momento, a Secretaria está providenciando toda a documentação necessária a ser enviada ao CFDD, para que o recurso de cerca de R$ 150 mil seja liberado o mais breve possível.

O Projeto

O Palmas Menina atenderá meninas e adolescentes de 13 a 17 anos, que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, dando a elas a oportunidade de reingresso à escola, convívio familiar saudável e ingresso no mundo do trabalho, por meio de realização de oficinas, cursos semi-profissionalizantes e outras atividades. Serão oferecidos oficinas de manicure, pedicure, artesanato e reciclagem, além de cursos de informática e aula de reforço. As atividades serão realizadas em contra-turno escolar.

Cada beneficiária receberá, também, uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 50,00, vale transporte, uniformes e materiais para as oficinas.