Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O governador Marcelo Miranda (PMDB) dará largada na segunda etapa do total de quatro da Chevrolet Flexpedition Leste Oeste, que começou em João Pessoa (PB) dia 20/08 e tem a previsão de chegar ao Acre em 30 dias. A largada será nesta segunda-feira, 27, às 9h, saindo da ala Norte do Palácio Araguaia.

A expedição organizada pela GM General Motors Corporation, largou na praia de Cabo Branco, ponto extremo oriental na cidade de João Pessoa (PB) e terá percorrido os dois pontos mais extremos do Brasil quando chegar até a pequena cidade de Mâncio Lima (no Acre), nas nascentes do rio Moa, em plena floresta Amazônica.

Acompanhada por 10 jornalistas do setor automotivo, a cada etapa, a Expedição tem o objetivo de, além de testar os veículos da Chevrolet, fazer um levantamento fotográfico, cinematográfico e cultural do percurso.

Esta é a terceira expedição com esta finalidade feita pela General Motors e está sendo realizada por seis veículos da marca Chevrolet: Corsa Hatch 1.4, Prisma 1.4, Vectra Expression 2.0, Blazer Advantage, (todos flexpower), S10 CD Executive Diesel e Tracker a gasolina, que deverão rodar mais de 8.200 quilômetros de rodovias asfaltadas e estradas de terra, enfrentando buracos, lama e condições adversas de clima.

A primeira foi no ano passado, quando percorreu o país, no sentido sul norte, saindo do Chuí no Rio Grande do Sul no dia 25 de agosto e chegando ao Oiapoque, no hemisfério Norte, na divisa com a Guiana Francesa, depois de atravessar 18 dos 26 estados brasileiros, pela região costeira e cruzar a linha imaginária do Equador em Macapá que divide a terra em 2 hemisférios, sul e norte.

A segunda expedição, finalizada em maio deste ano, seguiu a rota do caminho do ouro, entre Paraty (RJ) e Diamantina (MG), como faziam os garimpeiros e bandeirantes. Esta expedição durou 11 dias, e foram percorridos um total de 3.100 quilômetros passando entre as cidades históricas de Minas Gerais.

A Chevrolet Flexpedition leste oeste, depois de sair de João Pessoa, passou por Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba. A expedição fez a primeira parada em Souza, onde fica o Vale dos Dinossauros, passou por Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero e a segunda maior cidade do Ceará, e Picos (PI). Antes de chegar a Palmas (TO) ainda passou por Balsas (MA).

Nesta segunda etapa a expedição se dirige para Campo Grande (MS), passando por Goiânia e Brasília, contando com a presença de outro grupo de jornalistas que substituirá os primeiros que voltam para suas cidades de origem.

Da redação com informação Secom