Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

como o Brasil Bioenergética, que se instala em Gurupi, no Sul do Tocantins, e outro em fase de discussão, em Alvorada, representada pelos empresários Gilberto Lucena e Malkon Merzian.

Para o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), presidente da Assembléia Legislativa, os empreendimentos trazem a possibilidade de geração de emprego. "O Tocantins precisa de emprego e estes empresários estão trazendo emprego para o Estado", resumiu ele, destacando que colocou a AL à disposição para garantir leis que atraiam empresas para o Estado.

Para o líder do Governo na AL, Paulo Roberto (DEM), a região tem muito a ganhar com as usinas. "A infra-estrutura do Estado está quase pronta e temos que gerar emprego e renda, temos que industrializar para gerar as riquezas", disse o deputado, acrescentando que o Tocantins ganha também com impostos e o próprio desenvolvimento.

O deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) disse que a disponibilidade do Estado atraiu os empreendimentos. "Este é um governo moderno, que administra olhando para o futuro e visando essencialmente o crescimento do estado do Tocantins", comentou. Arantes ainda acrescentou que Goiás e Tocantins são estados irmãos e que a fronteira agrícola se encontra nesta região, por isso também a sua presença ao encontro. "Viemos (ele e o deputado Carlos Alberto Leréia - PSDB) pelo respeito que temos pelo estado do Tocantins", concluiu.

Leréia elogia a parceria do governo com empresários. "Só tenho que elogiar a iniciativa do governador, colocando o governo à disposição daqueles que querem investir, principalmente em um setor tão importante para a economia brasileira", disse.

Municípios

Quanto ao presidente da ATM - Associação Tocantinense de Municípios, José George Wached Neto, a parceria entre Estado, municípios e empresas é promissora para as cidades tocantinenses. "Queremos trabalhar em parceria, principalmente difundindo essas grandes empresas em municípios ou regionais, e o governador tem se mostrado com interesse em nos ajudar ", disse.

Secom