Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, Palmas sediará a 38ª Jornada do Brasil Central de Anestesiologia. O evento é realizado pela Saeto – Sociedade de Anestesiologia do Estado do Tocantins e Coopanest/TO – Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins, e será realizado no auditório do Sebrae.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (63) 3215-1299 ou na Coopanest, localizada na ACSE 1 Conj.1 Rua SE-01 Lt.26 2º andar sala 205 Centro Empresarial Norte. O encontro contará com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Ismar Lima Cavalcanti, e presidentes de sociedades de anestesiologia dos estados de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

O evento é realizado anualmente em todo o Brasil, e o Tocantins sediará pela segunda vez a Jornada. Em 2002, foi realizada em Palmas a edição nº 33. Considerando a importância do evento no Estado, a jornada sempre obteve o apoio da Secretaria de Estado da Saúde na sua realização. Para a presidente da Saeto, Drª Luiza Alves de Castro Arai, o evento proporcionará troca de experiência e trará novos conhecimentos aos profissionais da área. "A jornada traz aos estados o que há de mais novo em anestesiologia. É uma atualização ao médico no interior", diz a presidente.

Na programação, renomados palestrantes brasileiros, que tratarão de temas como: o diferencial da anestesia nas especialidades, novas tendências na anestesia obstétrica, a câmara técnica de dor e cuidados paliativos do Ministério da Saúde. Entre os palestrantes, o Drº Marcelo Luiz Abramides Torres, professor na USP – Universidade de São Paulo e outros nomes conhecidos no meio. O único palestrante do Estado é o anestesiologista José Celso Cintras, diretor geral do Hospital de Referência de Araguaína. Ele tratará do tema prevenção e tratamento de náuseas e vômitos.

Durante o evento ocorrerá paralelamente o Workshop de Ventilação Mecânica. A ventilação mecânica pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes estejam capacitados a reassumi-las. Esta assistência torna-se importante para os pacientes submetidos à anestesia geral e para aqueles internados nas unidades de terapia intensiva com insuficiência respiratória. A anestesia é a situação de uso mais freqüente de ventilação artificial. O workshop acontece no auditório do Vitória Plaza Hotel.

Fonte: Secom