Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

do Rio de Janeiro. Ana Márcia é titular da Academia Gurupiense de Letras.

Para produzir a obra, a CBJE avaliou centenas de trabalhos de autores de todo o país, sendo selecionados 67 que refletem, no seu conjunto, o atual momento da arte poética brasileira.

De acordo com Georges Martins, editor-executivo da CBJE, procurou-se reunir poetas de todas as idades e regiões, tendo sido mesclados temas e estilos dos mais diversos de forma a dar um caráter bastante abrangente a esta antologia.

Mais do que um simples livro de poesias, a Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos é um documento histórico que registra tendências, estilos e temas preferidos pelos nossos novos poetas e expõe, sem máscaras e preconceitos, o atual estágio da autêntica cultura brasileira neste início de milênio.

PERFIL DA AUTORA

Ana Márcia Barros é natural de Goiânia (GO), onde nasceu aos 18 dias do mês de outubro de 1965. Poeta autodidata, estreou oficialmente no mundo da literatura, em meados de 1998, quando participou da Antologia Literária Internacional Del Secchi, organizada em Vassouras (RJ), por Roberto de Castro Del Secch. Nesse mesmo ano, participou da Antologia Mensageiro em Prosa & Verso, publicada em Porto Alegre (RS), pelo editor Arthur Filho. Já em 1999, participou do livro 2º Encontro de Escritores, publicado pela Livraria e Editora Borkc, da cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Também nesse mesmo ano, teve trabalhos inseridos no primeiro volume da Antologia Literária da Universidade do Paraná - Unipar e no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi. É verbete no Dicionário Biobibliográfico de Autores Brasileiros Contemporâneos, publicado em 1997 em Teresina (PI), sob a organização de Adrião Neto, da Academia Piauiense de Letras. Também se encontra presente no Endereçário Cultural, publicado em Santa Catarina pelo ativista cultural Abel Pereira. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 05. Pertence ainda, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (RJ), Associação de Escritores do Amazonas, Casa do Poeta Belmiro Braga, de Juiz de Fora (MG), Casa do Poeta e do Escritor de Ribeiro Preto (SP) e Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Integrou o Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão 2000. É autora do livro Caminhos (poesias), publicado em 2000.

Zacarias Martins

Tags: cultura