Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O Ministério da Cultura e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio de sua Comissão de Trabalhos de Conteúdos (CT-Conteúdos), assinaram, na quarta-feira (12/09), em Brasília, um memorando de intenções para aumentar a quantidade e a qualidade de informações na internet sobre a cultura brasileira

O documento de cooperação reflete os resultados de discussões realizadas por organizações públicas e privadas. "A produção e o uso de conteúdos culturais são tarefas da sociedade, mas cabe ao Estado, além de assegurar a liberdade de expressão e produção de cultura, exercer também o papel insubstituível de garantir à sociedade os meios de acesso à sua própria produção cultural", diz o texto do memorando.

Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da CT-Conteúdos, destacou, durante a cerimônia na capital federal, que esse tema é importante para a valorização de identidade cultural brasileira. "Estamos comprometidos a somar esforços para o aprofundamento dos debates, para a criação de projetos e para a aplicação prática dos mesmos, em busca de uma inserção cada vez maior na sociedade de informação", afirmou.

Na ocasião, foram apresentadas propostas de diretrizes estratégicas e um programa de ação de curto prazo. O objetivo é que a iniciativa sirva como ponto de partida para o estabelecimento de planos de execução na forma de projetos piloto que possam gerar aplicações utilizando conteúdo existente na internet.

O memorando de intenções está aberto a adesões de instituições públicas, privadas e da sociedade civil que se identifiquem com o compromisso.

IDG NOW