Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizará no próximo dia 18 de outubro, na sua sede em Palmas, uma licitação pública para a construção dos Cartórios Eleitorais de Itaguatins (11ª Zona Eleitoral), Paranã (18ª), Natividade (19ª), Pedro Afonso (23ª), Wanderlândia (27ª) e Arapoema (31ª). O custo das obras para o tribunal está estimado em aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Elaborado pelo arquiteto do TRE-TO, Jorge Bernardino de Sousa Neto, o projeto arquitetônico dos cartórios conta com área construída de 175m² e inclui área de atendimento ao eleitor, banheiros, sala de audiências, sala do Juiz Eleitoral, sala administrativa, depósito de urnas e estacionamento. O mesmo projeto foi adotado para o Cartório Eleitoral de Goiatins (32ª), cuja obra se encontra em fase inicial de construção. Os terrenos onde serão construídos os cartórios foram doados pelos respectivos municípios.

Segundo o Secretário de Administração e Orçamento do TRE-TO, Teodomiro Fernandes de Amorim, o objetivo do tribunal com a iniciativa, é melhorar as condições de trabalho dos servidores dos cartórios e oferecer um bom atendimento ao principal cliente da Justiça Eleitoral: o eleitor. "Uma das principais metas da administração é dotar os Cartórios Eleitorais de todo o estado de instalações físicas adequadas", revela Amorim, que garante que a política de construção de novas sedes para os cartórios deve continuar no ano que vem.

No ano passado, o TRE-TO inaugurou três novas sedes próprias de Cartórios Eleitorais no estado. Uma em Araguaína (1ª e 34ª), outra em Gurupi (2ª), e uma terceira em Porto Nacional (3ª). Estas duas últimas com base em um projeto elaborado para a construção de cartórios no Paraná. Atualmente, estão em construção, além da unidade de Goiatins, as novas sedes dos Cartórios Eleitorais de Paraíso (7ª), praticamente concluída, e Colinas (4ª), com previsão para conclusão até o final do ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRE-TO