Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

com o gerente geral da Embrapa, José Roberto Rodrigues Peres e o gerente de planejamento e negócios da Embrapa, Luiz Carlos Balbino. A audiência foi requerida pelos senadores João Ribeiro, relator do projeto e Expedito Júnior, vice-presidente da comissão.

Aliar a consevação do meio ambiente com o desenvolvimento é um dos principais desafios que a sociedade terá de agora em diante, segundo Balbino. Ele citou várias atitudes que podemos tomar para reduzir a degradação do meio ambiente, com o a quebra do ciclo da monocultura; a produção de pasto, ferragem conservada e grãos para a alimentação animal na estação seca; a produção de madeira ecologicamente correta; a arborização das pastagens; a criação de corredores ecológicos; o plantio consorciado; entre outros.

De acordo com Peres, é perfeitamente possível aumentar a produção de grãos, pecuária e biocombustível, sem derrubar uma árvore e o Brasil teria a grande oportunidade de incorporar isto, de forma eficiente. "Mas é fundamental a elaboração de políticas públicas e a destinação de mais recursos para pesquisas", disse, informando que o ministério da Agricultura tem habilitado verbas para a integração nos últimos dois anos. Peres colocou que a partir da sincronização das etapas de produção é possível seu aumento e a recuperação de áreas degradadas, sem danificar ainda mais o meio ambiente.

O projeto de integração é de importância fundamental para o Brasil e tem que receber todo apoio do governo, segundo o senador João Ribeiro. "Precisamos que se faça a lei e ter mecanismos eficazes para que seja cumprida . E a sociedade precisa ser informada", disse. Além de pedir apoio do governo à integração, João Ribeiro também solicitou maior incentivo e apoio dos órgãos ambientais na liberação de licenciamento ambiental aos agricultores que querem fazer a recuperação de suas áreas.

Da redação com informações Ascom senador João Ribeiro